24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Seringueira com mais de 50 anos terá de ser retirada após incêndio criminoso

Na semana em que a Amazônia sofre com a intensificação de incêndios criminosos e em que o clima em Bauru e na capital paulista foi afetado pelas queimadas trazidas da floresta tropical a mais de três mil km de distância, uma seringueira com mais de 50 anos foi alvo de incêndio em Bauru e teve de ser suprimida. 

A árvore, que está localizada na área do almoxarifado central da Prefeitura, teve copa e tronco queimados durante a ação criminosa, e agora soma nos casos de queimadas registrados no município. De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de janeiro a 19 de agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano de 2018, foi constatado um aumento de 83% em casos de queimadas no Brasil. Em Bauru, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) registrou 96 advertências de queimadas na cidade em 2019. 

Queimadas são crime ambiental passível de multa 

Para coibir as ações criminosas, a Semma autua proprietários de terrenos e residências com casos de queimadas. A Secretaria lembra, ainda, que até a queima de folhas provenientes da varrição de calçadas ou da limpeza de jardins é considerada crime ambiental e passível de multa. 

A autuação, em um primeiro caso, é feita com uma advertência e, em situações de reincidência, é aplicada multa que varia de R$ 1.500,00 a R$ 27.000,00, com ou sem flagrante e independente da identificação do autor da infração. A punição segue o previsto no Decreto Municipal 13.134/2016. 

As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo email meioambiente@bauru.sp.gov.br e pelo telefone da Semma, (14) 99164-1571. No ato da denúncia devem ser informados o nome do bairro, da rua, o número da quadra e do terreno ou residência. Caso o local não possua numeração, é preciso indicar um número de referência para identificação do local, como por exemplo, o número de uma casa ao lado ou em frente.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes