26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Semana do Hip Hop promove diversas atividades em Bauru

Bauru sedia entre os dias 1 e 10 de novembro a 9 ª Semana do Hip Hop. Considerada uma das maiores da América Latina com programação gratuita, a Semana traz diversas atividades gratuitas como oficinas, feiras e shows em diferentes espaços da cidade.

A Semana Municipal de Hip Hop é organizada pelo Instituto Acesso Popular através do Ponto de Cultura Acesso Hip Hop, Prefeitura Municipal de Bauru- Secretaria Municipal de Cultura, Casa da Cultura Hip Hop de Bauru, Frente Feminina de Hip Hop de Bauru, Movimento Hip Hop organizado de Bauru, Bauru Breakers Crew, TV TEM e SESC.

A programação contempla atividades como oficinas artísticas, debates, palestras, visitas a escolas e entidades socioassistenciais, feiras e shows, o que proporciona a integração em diversos espaços da cidade. Além disso, contará com outras linguagens artísticas, culturais e educacionais.

O evento traz ao palco nomes como Rap Plus Size, Shirley Casa Verde, Cris SNJ, Inquérito, BK, Edi Rock, Ndee Naldinho, entre outros. A Semana do Hip Hop conta também com uma vasta programação de oficinas, com oficineiros de Bauru e de outros locais do Brasil. Segundo os organizadores, isso permite a troca de experiências entre as cidades, “criando uma rede de ações que vão além dos limites do município, levando a disseminação da cultura do hip-hop para todo o Brasil”.

Como surgiu a Semana do Hip Hop
A primeira edição da Semana aconteceu em 2011, a partir de uma iniciativa do Instituto Acesso Popular de Educação, Cultura e Política, por meio do Ponto de Cultura Acesso Hip Hop, em parceria com a oficina cultural do Estado “Glauco Pinto de Moraes” e recebeu o nome “Semana do Hip Hop – Vozes Da Periferia”. Em 2013, a Lei Municipal nº 6.358 instituiu a Semana como evento integrante do calendário oficial do município, devendo promover ações de divulgação, formação e capacitação ligadas à modalidades artísticas do movimento hip-hop.

“Desde a primeira edição a Semana focou em artistas que tenham compromisso com o movimento, que fossem militantes. Bauru sempre foi uma referência e a gente conhece esses artistas pelo nome e eles sabem o que é desenvolvido aqui”, explica Renato Magu, organizador da Semana.

Sobre o hip hop
O hip hop é um movimento que surgiu nos Estados Unidos no fim da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. É constituído pela linguagem artística da música (RAP, rappers e DJ’s), da dança (o breaking) e das artes plásticas (o graf?ti). Os subúrbios em que o movimento surgiu enfrentavam problemas sociais como pobreza, violência, racismo, trá?co de drogas, carência de infra-estrutura e de educação. As ruas eram os espaços de lazer que os jovens ocupavam e as manifestações de rua que surgiram tinham suas próprias formas de fazer dança, poesia e pintura.

Renato Magu explica que “O hip hop ainda é visto como uma cultura marginalizada, e Bauru tem um movimento muito forte e organizado. Por isso, conseguimos fazer com que o hip hop seja visto como uma ferramenta no processo de educação e de organização da juventude. Politicamente é uma cultura muito forte. A Lei que instituiu a Semana foi o próprio movimento que propôs, por exemplo”.

Para acompanhar a programação, acesse: facebook.com/semanadohiphopbauru, facebook.com/prefeituradebauruoficial e pelo instagram: @semanahiphopbauru.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes