18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Secretaria de Saúde de Jaú informa que tem três casos suspeitos de sarampo

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população os dados atualizados sobre Sarampo.

“Até as 15h de 29/10 (terça-feira), temos três casos de sarampo confirmados por meio de exames laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz, e 69 casos suspeitos. A procura pela vacina tem sido grande, mas, mesmo assim, solicitamos à população que procure as unidades básicas de saúde (UBS) para verificarem as suas carteiras de vacinação e averiguarem a necessidade de tomar a vacina ou não. Ressaltamos que algumas UBS estão sem as doses, porém, já pleiteamos para a Divisão Regional de Saúde (DRS) de Bauru as vacinas. O estoque será normalizado na manhã de 30/10 (quarta-feira)”, reforça a secretária Interina de Saúde, Márcia Nassif.

Ainda conforme a secretária, ao longo da vida, todo ser humano deve tomar duas doses da vacina contra o sarampo. Na faixa etária de um à 29 anos, duas doses são necessárias. Os adultos de 30 a 59 anos devem ter uma dose. Acima de 60 anos não é necessário tomar a vacina. Os profissionais de saúde, independente da idade, devem estar vacinados com duas doses. “A pessoa que não sabe que está com sarampo pode contaminar outras 20 pessoas. A única forma de prevenção é a vacina. Conto com a colaboração de todos para que mais, uma vez, a gente consiga vencer essa doença”.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes