20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

População não será onerada com concessão para resíduos sólidos

Foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Bauru para esclarecer pontos do estudo para concessão do tratamento de resíduos sólidos. O prefeito Gazzetta, representantes da Caixa e do consórcio de empresas que assessora o estudo foram ouvidos por vereadores, jornalistas e membros da comunidade.

A proposta é que uma empresa seja licitada para construir uma usina de tratamento e realizar a triagem e processamento do lixo urbano com o uso de tecnologias, como compostagem e biodigestores, aumentando o aproveitamento de materiais recicláveis.

Entre os pontos que foram explicados na audiência, está a forma de remuneração à empresa que será licitada para prestar o serviço. Gazzetta adianta que o custo não significa em mais uma despesa para a população. A Prefeitura vai diminuir o valor do IPTU dos domicílios e transformar esta cota-parte reduzida em uma tarifa específica, paga separadamente. “Desta forma, não haverá sobretaxa ou qualquer outra contraprestação. A Prefeitura apenas vai transformar uma parte do IPTU em uma tarifa específica”, explica o prefeito.

Além do prefeito, estiveram presentes na audiência a chefe de Gabinete, Majô Jandreice, o presidente da Emdurb, Elizeu Eclair, os secretários municipais José Carlos Augusto Fernandes (Sebes), Airton Martinez (Semma), Everson Demarchi (Finanças), Aline Fogolin (Sedecon) e assessor parlamentar do deputado estadual Dirceu Dalben.

Gazzetta destacou a importância do saneamento ambiental para os municípios e enfatizou a necessidade de dar a destinação correta aos resíduos sólidos para solucionar um problema histórico do município. “É uma medida fundamental para que a cidade possa ter um desenvolvimento pleno. Estamos em processo em de resolução de dois problemas estruturantes em Bauru, que é o tratamento de esgoto, esperamos fazer a entrega da Estação de Tratamento funcionamento no ano que vem, e, agora, o tratamento dos resíduos sólidos, que é a outra parte do saneamento ambiental do município para que tenhamos uma cidade verdadeiramente sustentável e que melhore a qualidade de vida da nossa população e faça com que Bauru se torne uma referência nacional do ponto de vista de tratamento de resíduos”, disse.

Especialista em infraestrutura, Silvano Silvério da Costa representou o Ministério do Desenvolvimento Regional na audiência. Ele destacou os benefícios que a PPP trará ao município, adequando a cidade às exigências da Política Nacional de Resíduos. “A ideia é destinar o máximo de resíduo que possa ser reaproveitado pela reciclagem. A expectativa do Governo Federal é de aprender muito com esse projeto elaborado em Bauru. O que estamos percebendo é que ele tem pertinência de continuar e pode trazer aos munícipes de Bauru um projeto para 20 ou 30 anos, que vai colocar Bauru nos termos de países desenvolvidos devido às tecnologias implementadas.

Já o engenheiro André Oliveira de Araújo, da Gerência Nacional de Desestatização e Parcerias da Caixa, André Oliveira de Araújo, destacou a viabilidade do projeto para Bauru, segundo mostram os estudos já realizados para a implantação da PPP. “A população de Bauru vai colher frutos desta iniciativa que vai resolver um problema de sustentação, além de atender à Política Nacional de Resíduos, que hoje é atendida parcialmente por 90% dos municípios brasileiros. Estamos falando de um projeto de Estado que vai atravessar gerações. Nosso objetivo nesse processo é garantir o melhor custo benefício para a população, o foco é para o meio ambiente e para a população”, afirmou.
Estudo para implantação

Bauru foi um dos cinco municípios selecionados entre 5.570 cidades para que fosse realizado o estudo de implantação da PPP para destinação dos resíduos sólidos.

O estudo, contratado pela Caixa e financiado pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos (FEP), do Governo Federal, consiste em quatro etapas. A primeira delas foi concluída em maio e trata do diagnóstico nas áreas fiscal, jurídica e técnica para se verificar a viabilidade da concessão e da execução do serviço no município. O relatório apontou que não há impedimentos nestas questões.

A segunda etapa do estudo está em fase de conclusão e vai definir a melhor modelagem de negócio a se adotar para o projeto em Bauru, considerando soluções de engenharia e de recuperação de custos. O relatório dessa etapa deve ser entregue até o início de novembro.

Na etapa seguinte, que deve ser finalizada em fevereiro de 2020, serão realizadas as consultas públicas, para que a sociedade civil, tribunais e Ministério Público possam analisar o processo, fazer apontamentos e sugestões. A última fase, que consiste na licitação da empresa prestadora do serviço, deve ser concluída em maio de 2020.
A PPP trata especificamente dos resíduos sólidos produzidos pelos domicílios e pela limpeza pública (varrição). Não fazem parte do escopo do projeto lixo hospitalar e restos da construção civil, que contam com legislação própria para destinação correta.

Atualmente, Bauru descarta os resíduos em aterro de Piratininga. O projeto prevê que a o município continue responsável pela coleta e a empresa contratada cumpra as etapas seguintes, ou seja, do transbordo, processamento e destinação final, em área anexa ao antigo aterro de Bauru.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes