28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Hortas comunitárias estimulam à produção sustentável de alimentos

Em Lençóis Paulista, são desenvolvidas ações que buscam integrar a sustentabilidade e a produção sustentável de alimentos, como é o caso das hortas comunitárias. A primeira horta criada com esta finalidade e a mais tradicional, está localizada no bairro Cecap, onde existem 13 lotes. A proposta foi ampliada para mais dois bairros, sendo uma no Jardim Caju com 11 lotes e mais recentemente no Jardim Carolina que conta com mais 12 lotes.

Os cuidadores das hortas são pessoas da própria comunidade ou da própria comunidade que contemplam o projeto. As áreas são concedidas pela Prefeitura com o objetivo de promover a produção de alimentos orgânicos de forma sustentável, além de dar utilidade para terrenos urbanos que estavam ociosos, muitas vezes sendo usados para descarte irregular de lixo. Os lotes de hortas, dos três bairros mencionados, produzem grande variedade, principalmente de hortaliças e legumes.

Alface, almeirão, chicória, couve, repolho, cenoura, beterraba, rabanetes, entre outros itens, são os mais comumente encontrados. A renda gerada com a venda incrementa o orçamento das famílias e estimulam a alimentação saudável nos bairros e comunidades, assim como também são doados alimentos para algumas instituições sociais como por exemplo: Asilo, Apae, Casa Abrigo Amorada. O projeto envolve a organização das associações de bairros.

No Jardim Ubirama e na Casa Mãe Piedade também há projetos de hortas comunitárias, porém em lotes únicos e produção em menor escala. As hortas comunitárias fazem parte do Programa Município Verde Azul como um dos critérios da diretiva “Município Sustentável” para a produção sustentável de alimentos.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes