26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Festival de Inverno promove noite de corais no Teatro Municipal

Nesta quarta-feira (03), o Festival de Inverno de Bauru promove o “Canções e Momentos” com corais de Bauru e região. Cinco corais irão se apresentar, com canções em diversos estilos musicais. São eles: Coral “Boca Santa” de Marília, Coral “Rasgando os Céus”, Coral “Amor e Luz”, Coral “Zillo Lorenzetti” de Lençóis Paulista e o Coral Encanto Postal. A direção é da maestrina Sônia Berriel. O Festival de Inverno de Bauru é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Estúdio CRIASOM. 

A noite irá enaltecer o Canto Coral, por meio dos cinco grupos convidados que apresentarão um repertório diversificado com composições populares, eruditas e sacras. Contará também, com uma apoteose, com a participação dos coros, sob a regência de Sonia Berriel. 

Para a maestria Sônia Berriel, a noite de corais será uma oportunidade de recomeçar uma aproximação dos corais para a comunidade de Bauru: “Em Bauru, os corais agem mais separadamente em suas apresentações e campos de ação. O evento de quarta é importantíssimo para que eles possam, juntos, iniciar novamente essa aproximação, como ocorria antes.” 

Confira um pouco da história dos Corais que se apresentam nesta quarta-feira. 

Amor e Luz 
O Coral Amor e Luz é formado por voluntários do Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC), e iniciou suas atividades em Bauru em agosto de 1982. Em 2017 lançou o primeiro CD e DVD, “Sementes do Amanhã”, ambos produzidos por seu atual regente, Fábio Lima. O coral se apresenta em palestras, encontros de corais, festividades e eventos em geral. Promove também visitas a hospitais, asilos, creches e outras localidades onde possa transmitir a mensagem de paz, amor, esperança e fé. O regente Fábio Lima é bacharel em Música pela UNICAMP, e pós-graduado em Musicoterapia pela UNAERP. Pianista de formação, Fábio é multi-instrumentista, compositor, produtor arranjador e reconhecido músico profissional há mais de 20 anos. 

Zillo Lorenzetti 
Original de Lençóis Paulista, o coral foi formado há 36 anos pelas empresas Zillo Lorenzetti, e sempre foi oferecido como oportunidade de cultura e lazer para os funcionários das empresas e para a comunidade lençoense. Com um repertório bastante variado, o coral Zillo Lorenzetti já se apresentou em diversos estados brasileiros e muitas regiões do estado de São Paulo. Já gravou quatro CDs nos quais registram sua preferência pela música popular, em especial a música brasileira. A regência é de Bel Lorenzetti e Célia Bianchini e acompanhamento de Andréia Paccola, Tiago Costa e Binho Ornelas. 

A regência é de Izabel Lorenzetti e Célia Bianchini. Izabel é regente do coral desde sua formação, em 1983. Estudou na Faculdade de Música Santa Marcelina em Botucatu e na Faculdade de Artes Santa Marcelina em São Paulo. Formou o coral Infanto Juvenil “Dr. Paulo Zillo” em 1980 e o Coral Infantil Unimed de Lençóis Paulista. Foi Diretora Municipal de Cultura, Diretora Municipal de Educação e Prefeita de Lençóis Paulista. Célia é regente-assistente do coral. Foi pianista do Coral da Igreja Presbiteriana Independente de Lençóis Paulista por 20 anos. Sua trajetória se destaca ao lado da professora e regente Izabel Lorenzetti. O coro Zillo Lorenzetti tem acompanhamento de Andréia Paccola, Tiago Costa e Binho Ornelas. 

Rasgando os Céus 
O coral Rasgando os Céus está vinculado à Igreja Rasgando os Céus, que tem a frente o pastor Willians Silva. Foi formado em janeiro de 2015 e hoje está sob a regência de Patrícia de Carli. O coral apresenta seu repertório em cultos com músicas sacras que trazem a mensagem da bíblia. 

A regente Patrícia de Carli é formada em piano pelo Conservatório Musical Pio XII na Universidade do Sagrado Coração. Participou de cursos de especialização em regência, canto coral e técnica vocal.
Atualmente é regente dos corais Rasgando os Céus, Feminino do Centro do Professorado Paulista e Garoto Cidadão. 

Encanto Postal 
O Coral Encanto Postal é composto por funcionários da área operacional e administrativa dos Correios da cidade de Bauru. O grupo está vinculado ao Projeto Corporativo Bem Estar no Trabalho, que contribui e atua no desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados. O Coral Encanto Postal possui 23 coristas e desde 2016 está sob a regência de Thiago Xavier Rodrigues. O Coral conta com o apoio da pianista Márcia Regina Casarini. O regente Thiago Henrique Xavier Rodrigues é Bacharel em regência pela Universidade do Sagrado Coração, habilitado em regência pelo Conservatório de Tatuí e pós-graduado em educação musical pela UFScar. É regente dos corais Encanto Postal, Madrigal Chanson, e Viva'rt do Instituto São Cristovão, com parceria da AMU- Associação das Mulheres da Unimed. 

Boca Santa 
O Coral Boca Santa é um coro polifônico amador de vozes adultas mistas, composto por quatro naipes básicos. Executa repertório predominantemente erudito, original e a cappella, abrangendo obras do período medieval ao contemporâneo. O coral conta com a participação de discentes, docentes e servidores da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” [UNESP]- campus de Marília. Fundado em abril de 1999, manteve-se em atividade ininterrupta por oito anos, voltando à rotina de ensaios e apresentações em 2016. O regente 
Ubirajara Rancan de Azevedo Marques, fundador do “Boca Santa”, é livre-docente do Departamento de Filosofia da UNESP e estudou piano erudito por dez anos com Souza Lima, tendo frequentado, entre 1978 e 1981, cursos de regência coral e orquestral ministrados por Eleazar de Carvalho, Roberto Ricardo Duarte e Ronaldo Bologna. 

Serviço 
Noite de corais: Canções e Momentos 
Local: Teatro Municipal de Bauru 
Horário – 20h00 
Entrada gratuita, com doação voluntária de 1kg de alimento

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes