24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Espetáculo com acessibilidade inicia programação da Arte Sem Barreiras

Nesta quinta-feira (17), começa a 25ª Mostra Arte sem Barreiras, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, em Bauru. Com o objetivo de promover a inclusão e representatividade por meio da expressão artística, o evento, que é totalmente gratuito, ocorre entre os dias 17 e 27 de outubro.

Pela proximidade da data e pela preocupação com acessibilidade, o espetáculo “Em casa a gente conversa”, apresentado pelo Circuito Cultural Paulista no dia 17, fará parte da programação do evento. Nesse ano, já é o terceiro espetáculo promovido pelo CCP que chega a Bauru com intérprete de libras.

No entanto, a abertura oficial da 25ª Mostra Arte Sem Barreiras ocorre no dia 18, sexta-feira, na Galeria Municipal, com a inauguração de uma exposição dos artistas José Renato Ferraz e César Machado da Costa. A abertura conta também com a participação do grupo de cordas da Orquestra Sinfônica Municipal, sob-regência de Paulo Gomes.

A Mostra Arte Sem Barreiras é uma realização da Secretaria de Cultura, em parceria com as Secretarias de Educação, do Bem-Estar Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE) e integra o calendário oficial de eventos do município. Já o Circuito Cultural Paulista é patrocinado pela Lwart Lubrificantes, com execução da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cidadania.

Acessibilidade
A 25ª Mostra Arte Sem Barreiras é um evento que congrega arte e inclusão, permitindo que o Centro Cultural receba grupos e organizações em apresentações, exposições de arte e outras atividades gratuitas. A lei federal nº 13.146/2015 determina que é dever do Estado garantir a inclusão a pessoas com algum tipo de deficiência.

Gabriel Vedovato é bauruense, estudante e surdo oralizado. Para ele, eventos com acessibilidade possibilitam que haja mais entendimento e aproximação da sociedade com a causa: “o tabu nesse assunto está cada vez menos presente com a mídia e sociedade abordando cada vez mais esse tema. Claro que falta muito para nós alcançarmos um bom “padrão” em empresas de todos os setores. Mas estamos caminhando com muita garra, e progredindo sempre em relação a esse assunto”.

Espetáculo “Em casa a gente conversa”

A peça é encenada pelos atores Juliana Knust e Cássio Reis, com texto de Fernando Duarte e Tatá Lopes e direção artística de Fernando Philbert. A história trata das aventuras e desencontros de Malu e Carlos Alberto, um casal em processo de separação, que revê sua própria história durante os encontros para definir detalhes do divórcio, criando sequências de momentos hilários.

Sinopse
Malu e Carlos Alberto, aos olhos de muitas pessoas, formam um casal perfeito. Eles vivem na vida real e enfrentam todas as alegrias e agruras de um jovem casal. Com a maior sinceridade abrem sua vida, cheia de humor, contrapontos e riqueza de detalhes.

Carlos Alberto é um homem dividido entre o desejo de ascender profissionalmente, a vontade de manter um casamento e o sonho de se manter eternamente livre. Já Malu é uma mulher que se desdobra entre carreira, casamento e a maternidade.

No decorrer do espetáculo, eles falam com muito bom humor sobre assuntos como almoço em família, dia dos namorados, a vida sexual, TPM, o cotidiano da casa, a divisão de tarefas, as brigas e o balanço da relação e de amor.

Serviço
Circuito Cultural Paulista na 25ª Mostra Arte Sem Barreiras
Quinta, 17 de outubro, 20h
Espetáculo: “Em casa a gente conversa” – tradução em Libras
Gratuito: Retirada de ingressos a partir das 9h
Classificação indicativa: 14 anos

Abertura oficial: 18 de outubro, 20h
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”
Av. Nações Unidas, 8-9

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes