25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Dia Internacional da Animação é realizado em Bauru com exibições gratuitas

Na próxima segunda-feira, 28, é comemorado em todo Brasil, o Dia Internacional da Animação (DIA). O evento é realizado com exibições de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Em Bauru, haverá exibições nos dias 28, 30, e 31 de outubro e 1 de novembro.

O evento é realizado nacionalmente pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação, desde 2004. Mais de 150 cidades de todas as regiões do país recebem o evento, com parcerias locais. Em Bauru, o evento é realizado pela ViVa Cultural e conta com os apoios do Instituto Indisce, Instituto Acesso Popular, Secretaria Municipal de Cultura por meio do Museu Histórico de Bauru e FAAC/UNESP.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

Nesses anos de atuação, o evento já exibiu obras de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior como, Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.

Confira a programação:
Dia 28/10 – 19h30 – Mostra Nacional e Internacional – Centro Cultural Acesso Popular – Rua São Gonçalo 4-81.
Dia 30/10 – 15h30 – Mostra Infantil – Biblioteca Ramal do Núcleo Geisel
Dia 31/10 – 18h00 – Mostra Nacional e Internacional – Bosque do Campus da UNESP
Dia 01/11 – 19h30 – Mostra Nacional e Internacional – MHISB (Museu Histórico de Bauru) – Rua Rio Branco 3-16

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes