25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Campanha do Papanicolau acontece sábado (19) em Barra Bonita

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove, no dia 19 de outubro, sábado, a Campanha do Papanicolau, das 8 ao meio-dia, nas Unidades de Saúde Centro de Saúde II, PAS Vila Correa, PAS Cohab e PAS Sonho Nosso.

Lembre-se: apesar da campanha ocorrer no dia 19 de outubro, os EXAMES são realizados rotineiramente nas Unidades de Saúde do Município durante todo o ano.

“NÃO DEIXE DE PARTICIPAR: PREVINA-SE – O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO PODE MATAR”

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PAPANICOLAU

O que é o Exame Papanicolau?

É um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero e é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, tais como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV, além do câncer de colo de útero, bem no início, antes que a mulher tenha os sintomas. O exame preventivo é muito importante, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade, principalmente por câncer do colo do útero. O exame é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Quem deve e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (posto de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Resultado:

Se o seu exame acusou:

• negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;
• infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame daqui a seis meses;
• lesão de alto grau: o médico decidirá a melhor conduta. Você vai precisar fazer outros exames, como a colposcopia;
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível.

Além de servir para a detecção de lesões que antecedem ao câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes