16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Anhembi instala câmeras por toda a cidade em projeto de proteção virtual com a Polícia Civil

A cidade de Anhembi (SP), hoje com cerca de 6.500 mil habitantes, conseguiu tornar concreto projeto de barreira digital com câmeras em todo o município e distritos.

O trabalho foi efetivado em uma parceria da Prefeitura de Anhembi, que apresentou o projeto ao Governo Federal.

Assim que o projeto chegou no Governo Federal foram solicitados estudos da necessidade dos equipamentos e o impacto que isso geraria para a segurança, e esse levantamento foi realizado com a Polícia Civil.

“Nós fizemos um estudo bem profundo sobre o tema. Identificamos os pontos vulneráveis da cidade e fizemos um projeto para a prefeitura de proteção virtual – que é o futuro da investigação. Esse projeto fundamentou o pedido que a prefeitura fez ao Governo Federal. O projeto foi analisado e foi autorizado”, conta o delegado Geraldo Franco Pires.

Esse projeto pioneiro foi inaugurado nesta segunda-feira (04). Toda a logística para monitorar as imagens ficará a cargo da Polícia Civil, que também participa de maneira pioneira no projeto. “Temos uma sala preparada com esse ambiente. Tivemos cursos para monitorar essas câmeras. Isso demonstra para a gente a vontade que a prefeitura tem em levar segurança à população e a confiança na Polícia Civil”, destacou o delegado.

Na inauguração houve a visita de representantes da Guarda Municipal de Itatinga, Botucatu, Bofete e outras cidades da região.

Foram instaladas mais de 30 câmeras, inclusive no distrito de Piramboia. Agora será feito convênio com o Estado de São Paulo com o programa Detecta onde todas as delegacias terão acesso às imagens e banco de dados que ajudam a apurar crimes. Nesse sistema, se um carro roubado entrar na cidade, o sistema detecta que o veículo que está passando pelas ruas é roubado.

“O último crime contra um policial militar aposentado em Botucatu foi elucidado muito graças a câmeras de comércios e de pedágios, por isso a importância dessa investigação virtual por imagens. O gestor público não pode depender de comércios, mas ter o seu sistema de câmeras. É um fato inovador que a gente que trabalha em Botucatu projeta para a cidade que pelo seu tamanho poderia ter câmeras por todo o município e distritos, o que seria muito importante; é o cinturão de segurança para uma cidade. Botucatu tem dado exemplo na segurança pública e também poderá espalhar câmeras pelas ruas, o que é o futuro da investigação”, destacou o delegado.

“CÂMERAS ULTRA MODERNAS”

O prefeito de Anhembi, Miguel Machado, divulgou em sua rede social sobre o projeto:

“Visitei na manhã desta segunda-feira, acompanhado do meu chefe de Gabinete, Rodolfo Cosentino, a Delegacia Civil de Anhembi, onde está sendo implementado o sistema de monitoramento através de câmeras ultra modernas que funcionam 24 horas por dia.

Recebemos aqui autoridades de dois municípios da região: Botucatu e Itatinga. Eles vieram conhecer os detalhes do nosso sistema que possui 34 câmeras em Anhembi e Piramboia distribuídas em locais estratégicos.

Fomos muito elogiados por todos os presentes pela adesão ao programa Cidade Digital e pelo pioneirismo na região sobre o assunto. Recebemos o vereador de Itatinga, Natanael Lopes, Edson Valdomiro e Fábio Luis da Silva, também da Câmara, Edilton, presidente do Conseg, Sidney Biazon, diretor da Guarda Municipal, além do subcomandante Pichinin e o comandante Destro, ambos de Botucatu. A todos eles o meu muito obrigado pela visita.

O sistema, além de inibir o delito, amplia e facilita muito a identificação dos seus autores, gravando no sistema incríveis detalhes do ocorrido a qualquer hora do dia. Além da central de monitoramento, os agentes possuem a portabilidade. Ou seja, podem estar conectados e atentos o tempo todo em cada movimento”, finalizou.

(do Agência14News)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes