28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Banana fora da penca dura mais? Saiba os mitos e verdades sobre as frutas

Na hora de produzir frutas, o que não faltam são dúvidas: será que é verdade que cravar pregos no tronco da jabuticabeira faz a planta produzir mais? Amarrar tijolo no tronco da fruta do conde não deixa os frutos ficarem preto? Será que tirar a banana da penca faz a fruta durar mais? Para tirar as dúvidas dos produtores e dos interessados em cultivar frutas em casa, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), esclarece o que é mito ou verdade na produção, baseado em pesquisas científicas.

Banana fora da penca dura mais.

VERDADE. O pesquisador da APTA, José Antonio Alberto da Silva, explica que quando a banana é separada da estrutura da penca ocorre o secamento da ponta cortada com redução do processo de respiração, perda de água e produção de etileno, que é o maior responsável pelo amadurecimento das frutas. Com isso, é possível manter os frutos mais tempo na fruteira.

Se colher frutos verdes do meio do mamoeiro, os outros empedram e dá doença no pé.

MITO. “Essa era uma maneira antiga da dona do pé de mamão dar desculpa e negar ao vizinho alguns frutos verdes para fazer doce”, sentencia o pesquisador da APTA. Na verdade, explica, o mamoeiro é suscetível a várias doenças como ácaros, vírus, fungos e bactérias. Os ácaros nas folhas causam deformação, amarelecimento das folhas e frutos e até a morte das plantas. “O empedramento dos frutos ocorre, na verdade, por deficiência de boro. A retirada de alguns frutos diminuirá a pressão da planta e melhorará o desenvolvimento das restantes”, afirma.

Para a jabuticabeira produzir é só cravar pregos em seu tronco.

MAIS OU MENOS. Talvez a técnica possa funcionar, mas pode causar a morte da planta também. Isso pode ser verdadeiro porque o prego provoca ferimento, estimulando a produção do hormônio etileno, que induz ao florescimento, e sua oxidação fornece uma pequena quantidade de ferro à jabuticabeira. “O mais indicado, porém, é plantar mudas propagadas vegetativamente como as enxertadas e cuidar adequadamente, adubando e irrigando a planta, que produzirá quando estiver pronta. Muitas vezes o ferimento é a porta para a entrada de fungos, que podem matar a jabuticabeira e outras fruteiras, como a mangueira, abacateiro e coqueiro”, explica o pesquisador da APTA.

É necessário jogar sal grosso em volta do pé do coco na hora do plantio.

MITO. Segundo Silva, o coqueiro é uma planta bastante exigente em cloro como nutriente para seu desenvolvimento e o sal de cozinha é um produto que possui essa substância e por ser de fácil acesso a população, se convencionou o uso. “Como o coqueiro também necessita de outros nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), o ideal é aplicar adubo formulado NPK com cloreto de potássio”, explica. Se o produtor, porém, fizer questão de aplicar o sal, a dica é que seja usado em quantidade pequena, pois o sódio presente no produto, quando aplicado em excesso, pode ser tóxico.

Enterrar botina de couro no pé de uva aumenta a produção e deixa os frutos mais doces.

MAIS OU MENOS. O pesquisador da APTA explica que em tese a informação é verdade, mas funciona apenas como uma adubação orgânica. “Esta prática foi adotada de Portugal. Lá, antigamente, era comum enterrar no pé das videiras raspas e aparas de couro, que sobravam dos curtumes e sapatarias. Na verdade, era uma forma de adicionar matéria orgânica de decomposição lenta nas parreiras de videiras e descartar as sobras de couro das indústrias”, contextualiza. O pesquisador explica que o material em decomposição oferece nutrientes às plantas, porém, existem outras fontes de matéria orgânica, como os estercos e compostos, mais abundantes, que se decompõem mais rápido e são ricos em nutrientes e comprovadamente melhoram a produção e a qualidade das frutas.

Se amarrar um tijolo no tronco da pinheira (fruta do conde), os frutos não ficam pretos.

MITO. A família das Anonáceas, a qual faz parte a fruto do conde, também conhecida como pinha ou ata, são bastante suscetíveis a pragas e doenças e o escurecimento dos frutos ocorre devido ao ataque de broca de frutos e fungos. “O controle deve ser feito por meio da destruição dos frutos escurecidos de um ano para o outro e com a pulverização de inseticidas e fungicidas. Em anos com muita chuva e altas temperaturas, os sintomas são mais frequentes, não havendo cientificamente qualquer efeito positivo da colocação do tijolo”, afirma Silva.

por Fernanda Domiciano (com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes