28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Vigilância Ambiental em Saúde recebe resultado de morcego positivo para raiva no Jardim Paraíso II

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) recebeu nesta quinta-feira,13, a confirmação laboratorial de um morcego nectarívoro (que se alimenta de néctar) positivo para a raiva. O animal estava caído em uma residência no Jardim Paraíso II, região norte de Botucatu.

Por este motivo, a VAS disponibilizará no próximo sábado, 15, um posto de vacinação antirrábica de cães e gatos, das 9h às 13h, na Praça Rosa Rodrigues Devidé, ao lado do Supermercado Panda. Cães e gatos acima dos três meses de idade que não foram imunizados nos últimos doze meses deverão passar pelo posto de vacinação.

Em 2019 já foram encaminhados 109 morcegos para exame de diagnóstico para raiva, sendo este o primeiro caso confirmado do ano.

A raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. Ela atinge o sistema nervoso central e tem quase 100% de letalidade.”Há mais de trinta de anos não temos o vírus rábico circulando entre os cães e gatos de nosso Município, mas o vírus é presente no ciclo aéreo, ou seja, entre os morcegos. Por isso é importante mantermos os animais vacinados contra a raiva, pois se eles tiverem um contato acidental com morcegos ou outros mamíferos infectados com o vírus rábico, estarão protegidos, evitando a infecção para o homem”, afirma Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

Os animais de produção (bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos) também devem ser vacinados anualmente contra a raiva, pois ao serem sangrados pelos morcegos hematófagos poderão contrair a doença.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes