19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Capacitação sobre acolhimento e tratamento de usuários de substâncias psicoativas

Na última quarta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Educação e Comunicação em Saúde (Seducs), em parceria com o Centro de Assistência Toxicológica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, desenvolveu o treinamento em acolhimento e tratamento farmacológico de usuários de substâncias psicoativas.

Participaram da capacitação: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, auxiliares e técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários da saúde e farmacêuticos dos diversos serviços do Município, como Unidades Básicas e de Saúde da Família, CRAMI (Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância), Centro de Saúde Escola e Centro de Atenção Integral à Saúde “Professor Cantídio de Moura Campos”, entre outros. 

Tais atividades estão relacionadas ao Mês de Cuidados e Prevenção às Drogas e à Campanha “São Paulo contra as Drogas”, das Secretarias Estaduais de Justiça e Cidadania; e Educação.     

Os usuários de álcool e drogas podem apresentar uma série de complicações sociais, jurídicas, clínicas e psiquiátricas. O uso destas drogas leva à busca de serviços de saúde em vários momentos: nas intoxicações, durante o uso habitual ou crônico e nos períodos de desintoxicação.

A atividade educativa foi desenvolvida visando combater o consumo de drogas por crianças, adolescentes e adultos, atualizando e refletindo com os profissionais as ações de prevenção, acolhimento e tratamento farmacológico de usuários com diversos quadros.

Estiveram também presentes na Orientação Técnica representantes do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas, o SARAD e do grupo Reage.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes