25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu tem vagas para exames de mamografia nesta quarta (28)

Clínica comandada pelo médico Marcus Guazzelli e que atende também pelo serviço público em Botucatu está com 30 vagas de mamografias disponíveis para as munícipes com idade a partir de 40 anos que possam passar pelo serviço nesta quarta-feira (28).

As interessadas podem se dirigir ao CEMA (Centro Especializado da Mama), nesta quarta-feira no período das 13h às 16h30, munidas de cartão SUS e RG ou podem ligar para o 3813-3779. O endereço é Rua Dr. Costa Leite, 1190, no Centro de Botucatu.

Em outros municípios do País, só são atendidas por exames mamográficos de imagem mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Em Botucatu, o atendimento é mais abrangente, já que os exames serão realizados em pacientes a partir dos 40 anos, faixa etária em que são encontrados 30% dos tumores.

No ano passado o Prefeito Mário Pardini formalizou o convênio que garante mais um grande investimento na Saúde municipal. Exames de mamografia, ultrassons de mama e obstétricos passam a ser disponibilizados exclusivamente pelo Município, de graça, através Centro de Referência de Saúde da Mulher.

O espaço fica no Centro de Diagnósticos de Doenças de Mama, na região central de Botucatu, e realizará por ano 700 mamografias, 100 ultrassons de mama e 120 ultrassons obstétricos, somando um investimento aproximado de R$700 mil.

Na época do convênio foi necessário assumir um trabalho que antes era feito pelo Estado. “Essa atitude de assumir a responsabilidade dos exames, demonstra o compromisso que este governo tem com a saúde da mulher no Município. É algo que vai contra o que vemos no resto do país, onde há filas enormes para que elas consigam um exame. E se não houvesse essa atitude do Prefeito e do Secretário de Saúde, iriamos ter que fechar as portas para o atendimento gratuito, já que a tabela SUS está congelada há 8 anos”, afirma na época o ginecologista e diretor do Centro de Doenças da Mama, Marcus Guazelli.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, 600 mil novos casos de câncer serão registrados no Brasil em 2018. Desses, quase 60 mil serão câncer de mama em mulheres, de acordo com a estimativa.

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes