18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Você sabe o que significa o recurso #PraCegoVer?

A Prefeitura de Bauru aderiu ao recurso #PraCegoVer, com o objetivo de tornar acessível os conteúdos produzidos e publicados em nosso facebook. #PraCegoVer é um projeto que possibilita a descrição de imagens para pessoas com deficiência visual. A página do Zoológico também vai aderir à hashtag.

#PraCegoVer apresenta um trocadilho que tem como objetivo impactar as pessoas que enxergam, uma vez que, normalmente, elas não se atentam ao fato de que pessoas com deficiência visual também utilizam as redes sociais, e, por isso, é necessário que haja recursos de acessibilidade. O uso da hashtag, ao mesmo tempo que possibilita ao cego a descrição de imagens, faz com que o público com visão sem deficiência enxergue a necessidade da acessibilidade. 

A criadora do recurso #PraCegoVer, a professora e baiana Patrícia Braille, afirma que “os cegos não se ofendem com a expressão #PraCegoVer. A palavra “cego” não é pejorativa. É a correta, a usual. Geralmente, quem acha estranho não convive com pessoas que têm deficiência visual. Os cegos se ofendem, de verdade, com a ausência de acessibilidade.” 

No Brasil há aproximadamente 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e 585 mil totalmente cegas. A necessidade de adequação para tornar as redes sociais mais acessíveis fez com que centenas de páginas passassem a usar esse recurso. Além da Prefeitura, páginas como o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério Público Federal (MPF) já fazem uso da #PraCegoVer. 

Como funciona a descrição com a #PraCegoVer 

A descrição explica em palavras o que uma imagem apresenta. O processo ocorre respeitando as características do público de pessoas cegas e os critérios de acessibilidade. Com o auxílio de um programa leitor de tela instalado no dispositivo em que se navega na página do Facebook, por exemplo, a escrita da hashtag que descreve a imagem é transformada em voz. 

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes