20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Veja como foi a economia com o horário de verão nos municípios da região

A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia que atende 234 cidades do interior paulista, acaba de fazer um balanço do horário de verão, que termina a zero hora do próximo domingo, 18 de fevereiro, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.

De acordo com levantamento da distribuidora, que atende 4,3 milhões de clientes em 234 municípios do interior paulista, a redução no consumo de energia elétrica durante os 126 dias de vigor do horário especial na área de concessão alcançou 74.206 MWh – volume suficiente para atender por oito dias a cidade de Campinas, ou por 14 dias o município de Ribeirão Preto.

A economia de energia elétrica no período equivale a 22 dias do consumo de São José do Rio Preto, ou 28 dias o consumo de Bauru, ou 39 dias de Araraquara, ou 41 dias de Franca, ou 27 dias de Americana, ou 13 dias de Piracicaba, ou 49 dias de Marília, ou 31 dias de São Carlos, ou até 50 dias da demanda de Araçatuba.

De acordo com o diretor de Distribuição da CPFL Energia, Thiago Freire Guth, os resultados mostram que a adoção do horário de verão é um fator capaz de melhorar o aproveitamento da luz natural e de reduzir o consumo de energia elétrica, especialmente a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas.

Para o executivo, o deslocamento do horário oficial em uma hora, contribui para diluir, por um período maior, os riscos de sobrecarga no sistema elétrico, no momento em que o sistema é mais demandado.

“Normalmente, as pessoas começam a chegar em suas casas a partir das seis da tarde, sendo que uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais. No período do horário de verão, com o adiamento dos relógios em uma hora, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após às 19 horas, quando o consumo industrial já está reduzindo”, explica Guth.

Abaixo, a estimativa de dias que o total de energia economizada pela distribuidora poderia suprir nos maiores municípios de sua concessão:

Município

Dias

Campinas

8

Piracicaba

13

Ribeirão Preto

14

São José do Rio Preto

22

Paulínia

25

Americana

27

Bauru

28

São Carlos

31

Sumaré

31

Botucatu

49

São Manuel

363

Araraquara

39

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes