29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa neste sábado (04)

No próximo sábado (04), terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em todo o País. A meta é vacinar 95% das crianças entre 1 e 4 anos de idade.

Somente no Estado de São Paulo, o público alvo da campanha abrange mais de duas milhões de crianças (2.202.964) que deverão ser imunizadas. Deste total, 29.939 pertencem ao Grupo de Vigilância Epidemiológica de Botucatu, que integra 30 municípios da região.

Em São Manuel, dados do Datasus apontam que 1.931 crianças devem receber a vacina sendo, inclusive, o terceiro município com o maior público alvo da GVE XVI Botucatu.

No Brasil, as campanhas contra poliomielite foram iniciadas em 1980. O último caso da doença registrado no País ocorreu em 1989 e desde 1990 foi erradicada em território nacional. Em 1994, a Organização Mundial de Saúde (OMS) certificou a erradicação nas Américas, após três anos sem circulação do vírus no continente, tendo o último caso ocorrido no Peru em 1991.

No entanto, apesar do progresso alcançado desde o início do programa global de erradicação da poliomielite, a doença permanece endêmica em três países – Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Em relação ao sarampo, em 2015 houve um surto da doença no Estado do Ceará, com registro de 211 casos, além de dois casos no Estado de São Paulo e um caso no Estado de Roraima. Após o surto, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus pela OMS em 2016, declarando o continente livre da doença.

Porém, há cerca de um ano, a Venezuela vem enfrentando um surto e, em decorrência da recente onda de imigração de venezuelanos no Brasil, surtos de sarampo vêm ocorrendo nos estados de Roraima e Amazonas, principais vias de acesso dos imigrantes, com registro de 314 casos confirmados até o momento.

No Estado de São Paulo, entre 2001 e 2017, foram constatados 46 casos de sarampo, todos importados ou relacionados a importação, porém, sem registro de óbito. Este ano, houve apenas um caso da doença no Estado importado da Ásia Ocidental no mês de abril. Na região de cobertura do GVE XVI – Botucatu, por fim, os últimos dois casos de sarampo foram registrados no ano de 2000 no município de Águas de Santa Bárbara.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é uma realização do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias e diretorias municipais de saúde. Em São Manuel, a coordenação é da Diretoria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes