28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início na quarta-feira (18)

Em sua 14ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem por objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade realizadas em parcerias com instituições e centros de estudo, pesquisa e aplicação. Em Bauru, as dinâmicas serão realizadas de 18 de outubro a 28 de novembro.

A edição 2017 da SNCT traz como tema geral “A Matemática está em Tudo”, em homenagem ao Ano Internacional da Matemática. A Região de Bauru terá os seguintes eventos integrados: 

1) Festa da Ciência de Bauru: 
A tradicional Festa da Ciência de Bauru no dia 24 de outubro na UNIP. A Festa da Ciência é uma feira interativa aberta e gratuita com experimentos, atividades e atrações lúdicas, educativas e interativas apresentadas por instituições públicas e privadas de produção e difusão de Ciência e Tecnologia de Bauru e região. Serão mais de 20 instituições de ensino, pesquisa e extensão presentes em mais de 50 estandes montados no pátio da UNIP Campus de Bauru. As exposições vão das 8h às 17h. A estimativa que a Festa da Ciência 2017 receba em torno de 5.000 visitantes. 

2) Agenda Bauru no Caminho da Inovação, Ciência vai à escola / Simpósio Educar para Inovar e Promover o Desenvolvimento Socioeconômico Regional: 
Período de realização: 18 de outubro a 28 de novembro. 

2.1) Agenda Bauru no Caminho da Inovação / Centro de Inovação Tecnológica de Bauru. Realização Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo (Sedecon) e UNESP/Bauru: 
>Dia 18/10 – Local: Sala 1 UNESP/Bauru. 14 horas
Palestra: CIES: Como uma promessa no leito da morte gerou uma ideia inovadora que tem revolucionado a área da saúde. 
Palestrante: Ricardo Lauricella – Chefe do Departamento de Comunicação e Marcas do CIES. 

Palestra: Salus – Desafios do empreendedorismo no mercado tradicional de saúde. 
Palestrante: Leon Klinke – Bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. 

Palestra: Projeto FEB Racing – Inovação e desenvolvimento profissional no meio acadêmico. 
Palestrante: Gustavo Novais Merola – Graduando em Engenharia Elétrica pela UNESP/Bauru. 

2.2) Simpósio: Educar para Inovar e Promover o Desenvolvimento Socioeconômico Regional e Ciência vai à escola. Palestrantes voluntários, professores, pesquisadores e profissionais vão transferir seus conhecimentos para alunos da rede pública de ensino municipal e estadual e para a comunidade local. 

3) Projeto: Mostra de Matemática, Arte e Tecnologia. Prof. Dr. Aguinaldo Robinson de Souza – Faculdade de Ciências UNESP/Bauru. O objetivo do projeto é apresentar as diversas possibilidades das interfaces entre a Matemática, a Arte e a Tecnologia. Ele terá a seguinte programação: 

23/10: Abertura do evento no Boulevard Shopping às 20h horas. Piso L1 em frente a Polícia Federal. 

24/10 – Festa da Ciência UNIP: 
1 – Mostra de quadros; 
2 – Entrega de folhetos sobre a exposição; 
3 – Oficina de matemática computacional onde será apresentado o código fonte do programa computacional que gera os quadros. 

25/10: Exposição de quadros no anfiteatro “Guilhermão” no Câmpus da Unesp no período das 8h às 18h e oficina de Matemática Computacional no Laboratório de Informática do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências no período das 9h às 12h e das 14h às 18h. 

No período de 23 a 29/10: Exposição de quadros no Boulevard Shopping nos horários de funcionamento do Shopping. 

4) Projeto: A Matemática está em Todo Lugar: O Lúdico no Ensino Médio e Fundamental. Prof. Ms. Fábio Lúcio Meira – Faculdade de Tecnologia de Lins (Fatec). Ocorrerá de 23 a 27 de outubro. O projeto desenvolverá atividades lúdicas sobre Matemática e Informática para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Cafelândia e Lins. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento único para a difusão do conhecimento. Em Bauru não vai ser diferente. O objetivo principal é motivar alunos e professores, e aproximar as instituições de ensino em prol da difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação. 

Organização e apoio 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 conta com o apoio da UNIP Campus de Bauru, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da UNESP Campus de Bauru, Prefeitura Municipal de Bauru , através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), da Agência de Inovação INOVA Paula Souza do Centro Paula Souza, da imprensa local e de outras instituições públicas privadas. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(Ccom Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes