28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

São Paulo quer vacinar mais de 453,5 mil contra a gripe na região de Bauru

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia na próxima segunda-feira (23), em parceria com os municípios, a campanha de vacinação contra gripe.

A expectativa é vacinar contra o vírus Influenza 10,7 milhões de paulistas, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha. Somente na região de Bauru, 453,5 mil pessoas devem ser imunizadas.

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Considerando apenas a região de Bauru, a população-alvo total abrange mais de 213 mil idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais; mais de 119 mil pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, imunodeprimidos e outros; aproximadamente 95 mil crianças com idade a partir de seis meses e até cinco anos; cerca de 54 mil de profissionais de saúde; 16 mil gestantes e 2 mil puérperas (com até 45 dias após o parto), entre outros.  

De acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país, a campanha de vacinação contra gripe em 2018 ocorrerá por etapas para público-alvo determinado (confira cronograma abaixo). A primeira etapa começa no dia 23 e visa imunizar idosos (pessoas com idade superior a 60 anos), profissionais de saúde e população indígena.

A partir de 2 de maio, serão vacinados na segunda etapa as crianças na faixa etária entre seis meses e cinco anos, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto.

No dia 9 de maio, a vacinação se estende para professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

A campanha ainda conta com o “Dia D” de vacinação, em 12 de maio, quando os postos de saúde funcionarão no sábado, das 8h às 17h.

“A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde. “É importante deixar claro que a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A  (H3N2) e B.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil. Em 2018, até o momento, foram notificados 65 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza, causador de gripes, e 11 óbitos. Desse total, foram relacionados ao vírus A (H3N2) 19 casos e 3 óbitos. Em 2017, foram 1.021 casos e 200 óbitos, cerca de metade relacionados ao H3N2 – 562 casos e 99 mortes.

Etapas da campanha de 2018

Etapa 1: a partir do dia 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;
Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;
Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros;
Dia D: dia 12 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes