26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Reunião trata da renovação da licença operacional do aterro sanitário

Nesta semana, o Prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, acompanhado dos diretores de Agricultura e Meio Ambiente e Comunicação estiveram na Cetesb tratando da renovação da licença operacional do aterro sanitário de São Manuel, vencida desde o ano de 2012. Foram recepcionados pelo gerente operacional Márcio Lourenço Gomes e pelo técnico de operações Leon Paddini Apovian.

Até o mês de outubro do ano passado, o aterro sanitário de São Manuel vinha passando por um processo de ações visando atender a adequação nos moldes operacionais exigidos pela Cetesb, e com isto vinha conseguindo autorização para operar normalmente.  Essas ações, nos últimos meses sofreram solução de continuidade o que causou prejuízos nas operações que vinham ocorrendo e consequentemente a situação do lixo produzido e descartado no aterro sanitário só fez aumentar a preocupação. A Cetesb que monitora a situação deverá fazer nova vistoria ainda neste mês de abril ao aterro.

Atualmente existem quatro células, cuja capacidade de recebimento do lixo úmido produzido pelo Município, está se esgotando.  Diariamente são coletadas aproximadamente 30 toneladas de lixo que são depositadas no aterro sanitário, sendo mais 7 toneladas vindas do vizinho Município de Areiópolis.

A administração municipal busca junto a Cetesb a renovação da licença de operação (LOR) vencida desde 2012, para que possa iniciar de forma urgente a construção da quinta célula no aterro, cujo recurso no valor de R$ 500 mil reais será liberado pela FEHIDRO. Outro impasse a ser vencido será a anuência do Ministério da Aeronáutica, através do Comando Aéreo Regional, já que existe legislação que proíbe a construção de aterro e lixões em áreas próximas aos aeroportos.

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente vem trabalhando no projeto que atenda as necessidades exigidas pela Cetesb em consonância com o SERIPA, órgão do Ministério da Aeronáutica, que terá que avaliar e aprovar as propostas contidas no projeto, para que consiga a licença de operação.

Projeto da usina regional retomado

O importante projeto da Bio Usina (usina regional de resíduos sólidos) foi retomado pelo prefeito municipal, que lidera um consórcio entre 12 cidades da região, que juntas produzem 200 toneladas lixo/dia, para definitivamente resolver o problema do destino final do lixo desses Municípios. Com a sua ausência, o projeto não avançou, mas as negociações já foram retomadas.

Uma área rural situada na divisa entre os Municípios de São Manuel e Botucatu que será doada pela iniciativa privada, já foi autorizada pela Cetesb, para a instalação da Usina, que irá transformar lixo em energia elétrica.

As 12 cidades que aderiram ao projeto fazem parte do Consórcio Intermunicipal dos Vales Tietê-Paraná (CITP) e esse será um projeto piloto da criação de uma usina regional de resíduos sólidos que terá a capacidade de transformar o lixo urbano em energia elétrica.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes