20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Redução da vazão da Represa Jurumirim, em Avaré, foi autorizada

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré comunica que a CTG Brasil recebeu, no último dia 15 de março, as autorizações da Cetesb e da Aneel para reduzir a vazão defluente na Usina Jurumirim. A decisão permite a redução da vazão mínima de 147 para 60 m³/s até outubro de 2019. A medida deve colaborar para a recuperação do reservatório nos próximos meses.

Em encontro realizado no último dia 25 de fevereiro, no Paço Municipal, entre o secretário do Meio Ambiente Judésio Borges e representantes da empresa CTG Brasil, foi discutido o baixo nível da Represa de Jurumirim.

Os técnicos da CTG Brasil foram comunicados pelo secretário da possibilidade do nível do reservatório estar abaixo do estimado, gerando desequilíbrio ambiental além do previsto na legislação brasileira. Na época a CTG Brasil informou que faria medições para apurar a denúncia e fundamentar possíveis ações de recuperação.

Desde o dia 18 de março, de forma gradativa, está sendo feita a vazão defluente de Jurumirim de 150 para 100 m³/s. A decisão baseou-se no estudo de diversos cenários, considerando a harmonia entre meio ambiente, geração de energia e recuperação dos reservatórios do Rio Paranapanema.

(com assessoria)
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes