28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Realizada Audiência Pública sobre transporte coletivo no município

Na manhã desta segunda-feira (14), foi realizada Audiência Pública com o objetivo de debater o novo sistema de transporte coletivo no município. A reunião ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Ricardo Salaro, do diretor de Administração Tácio Bertozo, da maioria dos vereadores que compõem a atual legislatura e de munícipes interessados na questão do transporte público.

Na ocasião, o diretor de Administração explanou o novo sistema de integração que a Prefeitura Municipal pretende implantar no município a partir dos próximos meses. “No momento, estamos em fase de licitação da empresa que terá de aderir a este novo método que, além de gerar economia para si própria e aos cofres do município, irá agilizar as linhas e diminuir atrasos, por exemplo, melhorando e muito a qualidade do transporte coletivo no nosso município”, defendeu Bertozo.

Ao fazer o uso da palavra, em dado momento o prefeito Ricardo Salaro foi questionado pelo vereador Odirlei Félix se o sistema de integração e a nova contratação de uma empresa irá refletir em aumento da tarifa para a população. “Na pior das hipóteses o valor atual da tarifa será mantido (R$ 3,60), mas a expectativa maior é de que com o tempo o transporte público se torne autossuficiente e não dependa do repasse de subsídios da Prefeitura, o que será uma grande conquista para nós são-manuelenses”, explicou.

Segundo dados fornecidos pela empresa Cidade Paraíso, atualmente é registrada uma média mensal de 42 mil passageiros ao mês no município, sendo que desse total 11 mil são em caráter de gratuidade (idosos, aposentados, deficientes físicos, estudantes, etc.). “Esta é uma situação que vem se agravando há décadas e não adianta querermos achar culpados. O transporte coletivo que conduzia mais de 90 mil passageiros/mês em São Manuel caiu para apenas um terço deste índice nos últimos anos. Peço um pouco mais de paciência à todos neste momento para que em breve possamos ter um transporte públi co digno que a nossa população merece”, concluiu Salaro.

A próxima Audiência Pública referente ao tema está marcada para a segunda-feira (21), às 16h, no plenário da Câmara Municipal.

Como funciona a integração
De acordo com o projeto elaborado pela Prefeitura Municipal, haverá um ônibus para cada uma das quatro regiões específicas da cidade e que se encontrarão na Rodoviária do centro, que será o ponto de integração das linhas, e ficarão restritos a fazer este percurso único de cada região durante todo o dia.

Por exemplo: se um morador da Cohab II pretende ir até o Distrito de Aparecida, o mesmo irá tomar o coletivo em algum ponto do bairro e será conduzido até a Rodoviária; chegando lá, irá descer do ônibus que o trouxe e irá tomar o outro que o conduzirá até o Distrito de Aparecida, pelo valor de apenas uma passagem. Ao todo, serão implantados 62 pontos de ônibus em todo o município, inclusive em bairros que não tinham acesso ao serviço, como Conquista, Jardim Bela Vista e Nova Conquista. A previsão é de que o sistema seja implementado ainda no primeiro semestre deste ano. Realizada Audiência Pública sobre transporte coletivo no município

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes