28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Programa pretende acelerar castração de cães e gatos em Pederneiras

A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio da secretaria de Meio Ambiente, deu início ao “Programa Meu Melhor Amigo – Castração não é opção é necessidade”, com o objetivo de aumentar a capacidade do município em realizar procedimentos cirúrgicos de castração em animais domésticos, cães e gatos, na Clínica Veterinária Municipal.

O programa surgiu a partir da publicação da Lei Municipal nº 3.484, de 28 de maio de 2018, que possibilita que os proprietários de animais façam doações voluntárias de medicamentos e materiais cirúrgicos que são utilizados durante os procedimentos de castração. “Agora, nós poderemos atender o cidadão que deseja castrar seu animal e não se enquadra nas prioridades da lei de castração. Basta ele doar os materiais usados no procedimento cirúrgico que nós agendaremos uma data para o animal ser castrado”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas.

Hoje, o município realiza 40 castrações mensalmente em cães e gatos. De julho de 2017 a maio de 2018, foram cerca de 420 castrações. “Nós temos a clínica veterinária equipada e temos veterinários. No entanto, temos a limitação de recursos que impede que façamos muitas cirurgias de castração. Com essa lei, a cidadão poderá fornecer os materiais e o município fará o resto, barateando a cirurgia para o cidadão e sem gerar custo excessivo para o município”, destaca Lucas.

O secretário destaca também que, de acordo com a Lei Municipal nº 3.306 que define os critérios da castração oferecida gratuitamente pelo município, terá prioridade para ser castrado pela Clínica Veterinária Municipal os animais de rua, os animais sob a guarda de cuidadores devidamente cadastrados na prefeitura, os animais cujos donos são cadastrados em programas sociais do município ou Bolsa Família. Após essas prioridades, haverá disponibilidade de atendimento para castração para animais pertencentes às demais pessoas residentes no município. “Temos interesse em castrar o maior número de cães e gatos possíveis. Infelizmente, temos poucos recursos para muitos animais. O programa Meu Melhor Amigo vai possibilitar que aumentemos o número de animais castrados e, com isso, controlaremos o crescimento da população animal na cidade, evitando doenças, por exemplo”, explica Lucas.

A importância da Castração

A castração de cães e gatos é importante para evitar a proliferação desenfreada de animais nas ruas do município. Hoje, segundo levantamento da secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras, existem 30 mil cães e gatos em Pederneiras. Muitos, estão soltos nas ruas sem donos, sem cuidados, transmitindo doenças e procriando sem cuidados.

Serviço

Para solicitar a castração de seu cão ou gato, basta procurar a Clínica Veterinária Municipal de Pederneiras, localizada na sede da secretaria de Meio Ambiente, na Rua Professor Antônio Volponi, 11 – Oeste, Vila Schiavon. Telefone (14) 3252-2340.
 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes