29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Novo local para descarte de pneus inservíveis é no Aterro Sanitário

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pederneiras (SP), comunica que o Ecoponto de Pneus está em funcionamento no Aterro Sanitário Municipal e ficará aberto de segunda a sexta-feira. O Ecoponto é um local destinado para que o cidadão ou empresário descarte de forma correta o pneu inservível. Uma vez feito o descarte no Ecoponto de Pneu, a Prefeitura se encarrega de dar destinação ambientalmente correta aos pneus descartados.

“Nossa intenção é livrar o meio ambiente desses materiais que são muito poluentes e prejudiciais ao ecossistema. O novo local do Ecoponto de Pneus tem mais espaço para acolher uma quantidade maior de pneus e está localizado na área rural da cidade”, explica o secretário interino de Meio Ambiente, Val Grana.

Os perigos

Um pneu, descartado irregularmente no meio ambiente, gera muitos problemas. Primeiro, por que ao se deteriorar o pneu gera gases e líquidos que contaminam o solo, a água e a atmosfera, prejudicando a fauna e a flora. Além disso, um pneu descartado gera local propício para proliferação de insetos que propagam doenças como o mosquito da dengue e da febre amarela.

“Com a criação do Ecoponto de Pneus, nós damos a destinação certa a esse material e garantimos um meio ambiente livre de poluição. Nós diminuímos a ocorrência de danos ambientais relacionados a descarte de pneus inservíveis e, logicamente, diminuímos os gastos do poder público com esse tipo de limpeza em locais impróprios como lixões clandestinos, áreas ambientais, rios e córregos”, destaca Val.

Os pneus são depositados em um caminhão-baú estacionado no Aterro Sanitário. Assim que o caminhão-baú fica carregado de pneus, uma cooperativa recolhe os pneus inservíveis em Pederneiras e leva para reciclar. Após reciclado, o pneu pode virar desde substrato para produção de asfalto até tipos específicos de borracha. Todos os meses são destinados cerca de mil pneus inservíveis para a cooperativa, sem custo para a prefeitura de Pederneiras e ainda contribui com a retirada desses materiais altamente tóxicos e poluentes do meio ambiente, evitando prejuízos ambientais.

Serviços

O cidadão poderá levar e descartar no Aterro Sanitário os pneus sem utilidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 13h às 16h. Uma carreta fica permanente no Aterro Sanitário para receber os pneus inservíveis. Não há custo para o cidadão descartar os pneus, nem quantidade limite.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes