28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Museu Ferroviário comemora 30 anos com programação especial

O Museu Ferroviário Regional de Bauru está completando 30 anos de funcionamento ininterrupto dedicados a difusão e preservação de patrimônio histórico ferroviário. Em comemoração a esta importante data, uma programação especial terá início na próxima segunda-feira, 26. A comemoração do aniversário faz parte do calendário de eventos de aniversário da cidade. 

O Museu Ferroviário é importante para a cidade porque é uma parte de sua identidade, como ressalta Luiza Barbosa, Museóloga da Secretaria Municipal de Cultura. “A cidade se desenvolveu a partir das ferrovias. Hotéis surgiram para abrigar viajantes, o comércio se desenvolveu e hospitais também se tornaram necessários na época.” 

Segundo Fabiana Rocha, historiadora e funcionária do Museu Ferroviário, as comemorações não se encerram dia 26: “De agosto de 2019 a agosto de 2020, todas as atividades serão em comemoração a esses 30 anos.” 

As ações terão início a partir das 14h, com o anúncio dos novos projetos e ações previstas no Museu até agosto de 2020. Após a cerimônia de abertura, às 14h30, haverá a entrega do Mérito Museu Ferroviário. O Mérito é uma premiação para aqueles que dedicam-se à preservação da memória ferroviária. Os premiados foram votados pela equipe do Museu e serão homenageados no evento. 

Às 15h, acontecerá a entrega do “Carro Pedagógico”, um carro ferroviário datado da década de 1950 da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, completamente restaurado por meio do Programa de Estímulo à Cultura Municipal – edital de 2017. A realização e idealização do projeto denominado “Ferrovia é Cultura” é da Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru. O carro é o único exemplar de material rodante da Estrada de Ferro Sorocabana integrante do acervo do museu e será resignificado como espaço para atividades educativas, dedicadas a público de todas faixas etárias. 

No mesmo dia haverá também a inauguração do Deck, espaço construído no Museu como parte integrante da Praça Kaingang: “Entendemos que o Museu é um espaço de pertencimento e incentivamos que as pessoas venham e usem esse espaço”, ressalta Fabiana. 

Já no dia 27, outra atividade dá sequência e complementa as atividades comemorativas. A partir das 13h haverá, no próprio Museu, o “Ateliê aberto”, que ocorre até às 16h. Essa ação abordará os bastidores do museu, apresentando os procedimentos de conservação preventiva e pequenos reparos do acervo. 

Nos dias 28 e 29 acontecerá o Encontro Paulista de Museus Itinerantes – EPMi, realizado pelo SISEM, no SESC de Bauru, com a presença de representantes de museus de Bauru e região. As atividades terão início às 8h e seguem até às 18h, com a presença de Alex Sanches Gimenez, que falará sobre o processo de acondicionamento, higienização e conservação do acervo do Museu Ferroviário de Bauru e Luiza Barbosa, que abordará a recuperação e restauro de obras do acervo da Pinacoteca de Bauru.

A inscrição para participar das oficinas é feita por meio da plataforma ADA, disponível no site do SISEM: https://cem.sisemsp.org.br/. 

Serviço 
Comemorações do Trigésimo Aniversário do Museu Ferroviário 
26 de Agosto 
(14h) Cerimonial de abertura e anúncio das adaptações e projetos novos do museu 
(14:30h) Entrega do Mérito Museu Ferroviário 
(15h ) Entrega do Carro Pedagógico – Projeto Ferrovia é Cultura 
PERÍODO: Tarde 
VISITAÇÃO: 14 às 17h 
REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Cultura – Programa de Estímulo à Cultura 
APOIO: Associação de Preservação Ferroviária e Ferreomodelismo. 

27 de Agosto de 2019
Ateliê Aberto – Restauração de telas com Temática Ferroviária 
PERÍODO: Tarde 
VISITAÇÃO: 13 às 16h 
REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Cultura 
LOCAL: Museu Ferroviário Regional de Bauru 

28 de Agosto de 2019 
Encontro Paulista de Museus itinerante – EPMIi 
PERÍODO: Tarde 
VISITAÇÃO: 8 às 18h 
Realização: Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP em parceira com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura 
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura 
LOCAL: SESC Bauru 
*Inscrições no portal do Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP 
https://www.sisemsp.org.br/epm/inscricoes 

29 de Agosto de 2019 
Encontro Paulista de Museus itinerante – EPMIi 
PERÍODO: Tarde 
VISITAÇÃO: 8 às 18h 
REALIZAÇÃO: Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP em parceira com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura 
APOIO: Secretaria Municipal de Cultura 
LOCAL: SESC Bauru 
*Inscrições no portal do Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP 
https://www.sisemsp.org.br/epm/inscricoes/

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes