28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Marília tem 14 casos confirmados de dengue, sendo 11 autóctones

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informa que foram confirmados, até esta sexta-feira (8), um total de 14 casos de dengue, sendo 11 autóctones, ou seja, contraídos no município.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que os novos casos são procedentes de moradores em diferentes regiões do município, o que reforça a importância das medidas de prevenção em toda a cidade, independente do bairro.

Nesta semana, o município manteve as ações de bloqueio (controle de criadouros e nebulização nas áreas com casos confirmados), por meio das equipes da Divisão de Zoonoses.

Na próxima semana (segunda, quarta e sexta) a Secretaria Municipal da Saúde promove uma Capacitação para Manejo Clínico de Dengue e outras Arboviroses, ampliando ainda mais o conhecimento dos profissionais médicos e enfermeiros da rede básica para identificação e correto tratamento dos casos suspeitos. Participam ainda, como convidados, profissionais de serviços de urgência de saúde, pública/estadual e privada.

A Vigilância Epidemiológica reforça ainda que a melhor maneira de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue e também doenças como a zika e chikungunya.

Toda a rede de saúde do município (instituições públicas, privadas, filantrópicas) já estão orientadas sobre os riscos e a necessidade de cumprimento do protocolo, para atendimento de pacientes com suspeita da doença.

Para mais informações, os munícipes podem entrar em contato com a Divisão de Zoonoses (3401-2054) ou nas unidades de Saúde, onde estão lotados os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e ACEs (Agentes Comunitários de Endemias), que realizam o trabalho preventivo de rotina junto aos domicílios.

ORIENTAÇÕES:

Os principais sintomas da dengue são:

– Febre alta > 38.5ºC.

– Dores musculares intensas.

– Dor ao movimentar os olhos.

– Mal estar.

– Falta de apetite.

– Dor de cabeça.

– Manchas vermelhas no corpo.

São sinais de alarme da dengue os seguintes sintomas:

– Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome.

– Vômitos persistentes.

– Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico).

– Sangramento de mucosa ou outra hemorragia.

– Aumento progressivo do hematócrito.

– Queda abrupta das plaquetas.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes