28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

História da imprensa escrita de Avaré é contada em mostra

“Nas origens do jornalismo avareense”, este é o tema da mostra a ser aberta no Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” nesta quinta-feira (15). No local, até o fim de abril, o público conhecerá a história da imprensa escrita de Avaré, iniciada em 1886, quando começou a circular o semanário “O Rio-Novense”, o primeiro jornal da cidade, editado pelo alferes Manoel Marcellino de Souza Franco, o popular Maneco Dionísio.

Páginas de exemplares raros, algumas impressas ainda no Império, podem ser vistas na exposição que fica aberta ao público, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, na entrada do Museu, hoje instalado na área da CAIC. O material foi conservado durante muitos anos, em São Paulo, pela memorialista Flora Bocci, que o doou em 2009 para o acervo histórico do município. Também contribuiu para a mostra o pesquisador Gilberto Fernando Tenor.

Jornais importantes têm suas páginas expostas como o “Correio do Avaré”, “Correio do Sertão”, “O Commercio de Avaré”, “Cidade de Avaré”, “Tribuna de Avaré”, “O Município de Avaré” e “Gazeta de Avaré”. Todos marcaram os anais da mídia impressa durante a República Velha. Também está exposta a primeira edição do “O Avaré”, jornal que circulou por 70 anos, entre 1934 e 2004.

A iniciativa, organizada pela Secretaria da Cultura, reverencia a memória dos primeiros jornalistas da cidade, como Maneco Dionísio, Major Rangel, Antonio Galvão, Chico de Almeida, Quinquim Monteiro e os avareenses Gabriel Marques e Armando Padredi. 
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes