28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Governo do Estado qualifica mais de 2 mil reeducandos em São Paulo

Em janeiro, 82 escolas da rede pública ganham novo visual.  A tarefa é realizada por 2.075 reeducandos do regime semiaberto de 59 unidades prisionais, que foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápida Expresso, que oferece aulas práticas de pintura em prédios públicos.
 
Essa ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria de Estado da Educação (SEE) e secretarias municipais de educação. Nesta etapa serão contemplados 50 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado.
 
Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. As cidades foram escolhidas de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza atividades práticas de manutenção e limpeza nos prédios.
 
A ação, iniciada em 2016, já qualificou 18794 reeducandos e contemplou 167 escolas e outros 189 equipamentos públicos, entre eles, hospitais.  De acordo o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, a ação é fundamental para reinserção do reeducando na sociedade. “A reintegração de apenados nem sempre é uma tarefa fácil. Por um lado há o pré-conceito das pessoas e por outro, a preocupação de como fazer o restabelecimento com dignidade e de forma eficaz. O Governo encontrou a fórmula de sucesso, trabalho e educação, que é o primeiro passo para o processo de recuperação e inclusão social”, acrescentou.
 
Para o secretário de Estado da Educação José Renato Nalini, a ideia é oferecer à comunidade um equipamento recuperado. “Os executores dessa ação recuperam igualmente o valor conferido ao trabalho honesto e evidenciam o propósito de se dedicar inteiramente a ele, em lugar de perseverarem na senda do crime”, salienta.
 
Segundo o secretário da SAP, Lourival Gomes, a interação entre as secretarias é a matéria-prima para o sucesso do Via Rápida Expresso. “Na ação todos ganham, os usuários dos equipamentos públicos, o Estado porque proporciona mão de obra qualificada e os reeducandos que, além de aprenderem um ofício, ainda reduzem a pena”, explica. 
 
Sobre o Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade, internos em regime semiaberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico (cursos de pintura e hidráulica). Em 2017 foram destinadas 20 mil vagas em 66 municípios para cursos de pintura. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 250 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.
 
Em Bauru e região
Em Bauru, oito escolas públicas estão recebendo nova pintura por meio da mão de obra de reeducandos dos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) da cidade. Outras escolas de municípios da região também serão reformadas. Confira na tabela abaixo:
 
Bauru 
Escola Estadual Guia Lopes
Escola Estadual Professora Ada Cariani Avalone
EE “Professor Antonio Guedes de Azevedo”
EE “Professor Eduardo Velho Filho”
E. E. Professor Antonio Serralvo Sobrinho
EE “Professora Vera Campagnani”
Escola EMEI Floripes Silveira de Souza – Escola Municipal
Escola EMEI Professor José Gori, Escola Municipal
Itaí 
Escola Estadual João Michelin
Marília
Escola Estadual João Walfredo Rothermund
Escola Estadual Prof. Amílcare Mattei
Escola Estadual Professora Oracina Corrêa Moraes Rodine
Ourinhos 
Escola Estadual Profª Josepha Cubas da Silva
 
Jaú 
Escola Municipal CAIC
 
Pirajuí 
EMEI “Leonor Mendes de Barros” (Escola Municipal)
Avaré 
EMEB “Profª. MARIA NAZARETH ABS PIMENTEL” – Municipal
Iaras 
EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) – Profª: Julieta Buchdid Carvalho
 
Lins 
Escola Municipal EMEI Egilda Sciamarelli Prado
 
 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
 
(com Assessoria de Imprensa)
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes