18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Fortes chuvas causam estragos e transtornos em São Manuel

As fortes chuvas que atingiram São Manuel na madrugada nesta quinta-feira (18), causou estragos e gerou transtornos em vários pontos do município. De acordo com a Defesa Civil local, foi registrado um índice pluviométrico de 56mm em apenas 15 minutos, mais da metade da média registrada pelo município durante os meses de outubro nos últimos anos, que é de 82,7mm.

Na Rua Dr. Júlio de Faria, em frente à Prefeitura Municipal, uma árvore com décadas de existência foi arrancada até a raiz pela força do vento e atingiu a rede elétrica do outro lado da rua. Com isso, toda a redondeza ficou sem energia, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, hospital, Câmara Municipal e a própria Prefeitura. O hospital conseguiu manter o seu funcionamento com o uso de um gerador de energia.

A árvore ficou apoiada sobre o poste de energia e, além da rede elétrica, um poste com placa de sinalização foi danificado. Um estabelecimento que fica na mesma direção da árvore teve algumas telhas quebradas com o peso dos galhos. Pela manhã, a Guarda Civil Municipal fez a interdição da rua e a equipe de funcionários da Diretoria de Gestão e Serviços esteve no local para a retirada da árvore com o auxílio de um caminhão munck. Em seguida, equipes da CPFL iniciaram o trabalho de religação da energia, o que ocorreu no início da tarde.

Além de deixar prédios importantes sem energia elétrica, como a Prefeitura e a Câmara Municipal, a queda da árvore prejudicou o atendimento nas demais diretorias e repartições públicas espalhadas pelo município, em especial nas unidades de saúde do município, uma vez que o servidor de rede que as interligam funciona na sede da Prefeitura. Algumas dependências como a Diretoria de Saúde e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) também tiveram problemas com infiltração em suas instalações.

Mais transtornos

Além do transtorno causado ao funcionalismo público, as fortes chuvas geraram ocorrências em diversos pontos da cidade. Uma casa teve o telhado comprometido pela chuva e cerca de 20 outras árvores não suportaram a força do vento. Alguns dos bairros atingidos são Jardim Açaí, Cohabs I e II, Vila Rica, Vila São Geraldo e Jardim Dinkel.

“Estivemos desde a madrugada monitorando todos os pontos afetados, em especial os mais críticos, para que a situação se normalizasse o mais rápido possível. No ano passado, iniciamos o processo de contratação de uma empresa para fazer o monitoramento de algumas árvores por tomografia. Vamos retomar este trabalho e as árvores mais críticas serão avaliadas para evitar este tipo de problema”, declarou o representante da Defesa Civil local e diretor de Agricultura e Meio Ambiente, José Otávio Cella Júnior.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes