28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Falta de equipe de perícia em Botucatu é maior que a média estadual chegando a 41% de defasagem

Botucatu tem índice acima do estadual na falta de profissionais que atuam em perícia para investigação de crimes, o que prejudica as apurações e gera demora nos atendimentos.

A média em Botucatu é de 40% contra 31% da média do Estado de São Paulo.

Segundo Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, na região de Botucatu, composta por 13 cidades, a situação é mais preocupante que as demais regiões. “O prejuizo para a população é a demora no atendimento. É o que a população sente de imediato: uma via pública que fica interditada, uma residência ou empresa que fica desarrumada até a chegada da perícia que vai fazer todo o levantamento de local para fazer as coletas de impressões digitais, de vestígios biológicos que podem ser usados no DNA para identificar os criminosos. Em um segundo momento, existe a demora na expedição dos laudos e isso causa atraso no julgamento dos processos e consequentemente criminosos deixam de ser presos e o pior de inocentes permanecerem na cadeia”, disse.

No caso do perito criminal, o sindicalista diz que a diferença de nove existentes para o ideal de 15, sobrecarrega os profissionais, pois além do trabalho de levantamento no local, eles precisam elaborar o laudo e isso acaba sendo fazendo durante a folga. Ele afirma que isso ocasiona problemas na família, como separações, e o profissional acaba se pressionando para atender a demanda até em feriados e finais de semana.

Becker afirma que o Tribunal de Contas vem cobrando que instalações sejam próprias. Diz que a sede atual alugada não permite um atendimento adequado, pois é um imóvel projetado para residência.

 

Dados da Equipe de Pericia Criminal de Botucatu

Cidades atendidas 
Areiópolis, São Manuel, Pratânia, Botucatu, Itatinga, torre de pedra, Pardinho, Bofete, Porangaba, Conchas, Pereira, Anhembi e Laranjal Paulista
 
Número de atendimentos em 2017: 3.162 perícias realizadas
 
Prédio alugado: não é adequado
 
Quantitativo de servidores
 
Ideal: 
15 peritos criminais
 8 fotógrafos técnicos periciais
2 desenhistas técnicos periciais
2 oficiais administrativos
 
Há atualmente:
9 peritos
5 fotógrafos
2 desenhistas
2 oficiais administrativos
 
Sobre a publicação na edição do Diário Oficial do último sábado (28), o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, SINPCRESP, reiterou a necessidade urgente do Governo do Estado em convocar todos os aprovados no concurso de 2013, para suprir o déficit que hoje é de 31% no efetivo, o equivalente a 538 profissionais.

Ao anunciar no Diário Oficial a autorização para a contratação de 87 peritos, o Governo cumpre parcialmente seu compromisso, pois o numero anunciado em reunião com o chefe de gabinete da SSP era de 167 peritos, diz a categoria.

O SINPCRESP citou que elogia a iniciativa mas permanece atento para que os demais aprovados sejam efetivamente chamados com a maior celeridade possível. “A Perícia Criminal, instância mais importante para a elucidação da verdade de um fato em apuração, necessita de maior valorização por parte do executivo, por isso a necessidade urgente de se preencher as lacunas em seu efetivo”, informou o sindicato.

 
A Secretaria de Segurança Pública do Estado foi procurada para comentar o assunto, mas não respondeu ao site até a publicação da matéria.
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes