29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Concessionária investe R$ 2,2 milhões na troca de motores elétricos para economia de energia aos consumidores

A CPFL Paulista, CPFL Piratininga e RGE, distribuidoras da CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico, investiram, juntas, R$ 2,2 milhões na troca de motores elétricos em 16 empresas de diversos segmentos industriais em 33 cidades dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Batizado de “Desconto Eficiente – Motores Elétricos”, o projeto teve o objetivo de retirar de circulação motores antigos e substitui-los por novos equipamentos, mais modernos e eficientes, promovendo, assim, o uso racional da energia elétrica e a redução nas despesas dos consumidores com a conta de luz.

A ação, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), trará uma economia na ordem de 900 MWh ao ano, energia suficiente para abastecer 370 famílias com consumo médio de 200 kWh por ano. A Iniciativa também vai retirar 150kW de carga no horário de ponta, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, mais cara e poluente.

Entre os setores contemplados no projeto estão empresas de saneamento, fabricante de pneus, usinas de açúcar e álcool, indústrias de plásticos, empresas de alimentos, fabricantes de autopeças, vinícolas e empresas têxtis. Entre as companhias que receberam os investimentos estão a Sabesp e o SAAE Brotas.

Atualmente, os motores elétricos (força motriz) consomem em torno 68% da energia elétrica no segmento industrial, o que equivale a 25% de toda a energia elétrica do País. O objetivo do projeto é justamente tornar esse consumo mais eficiente, desestimulando a prática do reuso dos equipamentos avariados (conhecida como rebobinamento). Isso permite a retirada de circulação de motores ineficientes com a substituição por motores de alto rendimento, mais modernos e eficientes.

Pelas regras da iniciativa, a distribuidoras concedem um bônus aos clientes para a aquisição de novos motores elétricos. Os clientes contemplados apresentam a nota fiscal da aquisição do novo motor, as fotos dos motores trocados e laudo de descarte do motor antigo. Após a análise da documentação, as concessionárias devolvem uma parte do valor, dependendo da potência do equipamento substituído. Normalmente, o bônus concedido fica em torno de 40% do custo de aquisição do motor.

Previamente à concessão do bônus para a aquisição dos novos equipamentos, as distribuidoras analisam os projetos encaminhados pelos interessados, avaliando as solicitações com base em critérios técnicos-econômicos. Sendo considerado apto, o projeto proposto é ranqueado, e aqueles que se adequarem ao orçamento previsto no edital público podem ser contemplados com o bônus.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia, a chamada prioritária visa incentivar a eficiência energética no segmento de força motriz, principalmente no segmento industrial, que consome em torno 35,8% de toda energia elétrica do Brasil. “O principal objetivo do projeto é promover da substituição de motores elétricos antigos ou recondicionados por motores modernos e eficientes utilizando um sistema de bônus que reembolsa 40% do valor do motor novo adquirido e instalado”, afirma.

Das 33 cidades contempladas no projeto, 23 municípios estão na área de concessão da CPFL Paulista, seis na CPFL Piratininga e quatro na RGE. Entre as cidades estão Americana, Barretos, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Rosa do Viterbo, Vinhedo, Santos, Franca, Paulínia, Cássia dos Coqueiros, Farroupilha, São Vicente, entre outros.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com assessoria)

 

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes