19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Com 50 casos confirmados, São Manuel recebe mutirão contra a dengue

A Diretoria Municipal de Saúde de São Manuel, através da equipe de Controle de Zoonoses realizará a segunda etapa de uma grande mobilização contra a Dengue na vila São Geraldo e Jardim Eldorado, no próximo sábado, dia 25, com o objetivo de evitar que os casos de Dengue se propaguem na cidade.

A segunda fase do Mutirão será feita a partir da Rua Francisco Leonardo, descendo para as ruas João Fulan, José Alcides Innocenti e Adamo Magorpo  do CDHU II e finalizando na Rua José Martins, no jardim Eldorado.

Uma equipe da Saúde visitou previamente os bairros e verificou que existem muitas residências que se encontram fechadas ou abandonadas e que também pessoas que já foram contaminadas, ao invés de evitarem contato com as outras pessoas, deixaram de tomar esse cuidado, mesmo orientadas neste sentido.

O objetivo dos mutirões é o de localizar e destruir os criadouros e inclusive, se necessário, nas residências fechadas, será solicitada autorização judicial para a entrada.  Também deverá ser feita a nebulização, para interromper a transmissão do mosquito vetor da dengue na região.

No primeiro Mutirão realizado no último dia 18 foram retirados 9 caminhões entre entulhos e materiais inservíveis, que serviam de criadouros para os mosquitos.  A Prefeitura vem realizado limpeza constante nos bairros e inclusive recentemente realizou a operação “Cidade Limpa”, mas mesmo assim ainda é grande o volume de materiais inservíveis nas residências e jogadas em áreas públicas e privadas em toda a cidade.

As pessoas que mantém em suas residências materiais que possam servir de possíveis criadouros devem colocá-los na rua, para que a Diretoria de Gestão e Serviços retire no próximo sábado.  Os materiais recicláveis estocados também devem ser comercializados, com a venda imediata, não podendo ficar armazenados. 

A equipe do Controle de Zoonoses vem monitorando os casos em toda a cidade e pede que a população faça uso de repelentes, para evitar a presença do mosquito.

Um bairro que está sendo monitorado e está causando preocupação é o Recanto Ouro Verde, já que existe uma escola infantil instalada no bairro e isto é uma preocupação que exige um cuidado especial. Os pais devem fazer uso de repelentes nas crianças e a população do bairro deve ficar mais atenta e eliminar os possíveis locais de criadouros.

A equipe da Saúde já está realizando um trabalho preventivo em todo o bairro.

É fundamental para que a Dengue não se espalhe que a população colabore. Muitas vezes as pessoas ignoram os cuidados necessários para evitar a contaminação.                                                                                                                     

CASOS CONFIRMADOS

A última atualização da Diretoria de Saúde sobre os casos de Dengue no Município registrava 122 notificações, sendo 47 casos positivos autóctone, 4 positivos importados, 33 casos deram negativos e ainda existem 38 aguardando resultado dos exames.

Veja o quadro abaixo atualizado dos casos notificados e confirmados no Município.

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes