24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Castramóvel começa a atender na Vila Dutra na sexta-feira, 30

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta sexta-feira (30), 14h, os atendimentos do Castramóvel, uma unidade móvel exclusiva para fazer a castração de animais domésticos. A região da Vila Dutra será a primeira a receber os serviços. 

O Castramóvel é um consultório itinerante que vai funcionar como um centro cirúrgico de animais. Conta com tudo o que é necessário para realização do procedimento de castração, como equipamentos médicos, instrumentos cirúrgicos, esterilizador etc. A unidade e os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Ricardo Izar (PP), que totalizaram R$ 120 mil, solicitados pelos vereadores Fábio Manfrinato e Markinhos Souza. 

O objetivo é oferecer o serviço de castração de cães e gatos para famílias que moram em regiões consideradas vulneráveis pela Saúde. A escolha dos primeiros bairros a receberem o serviço foi feita pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, através do Centro de Controle de Zoonoses, em conjunto com o Comupda, e teve como critério o histórico de casos de leishmaniose animal nesses bairros. 

Para ter os animais de estimação atendidos pelo Castramóvel, é necessário participar de um palestra de orientação promovida pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda). Uma primeira temporada de palestras já foi realizada na região da Vila Dutra, abrangendo moradores do Santa Cândida, Leão XIII, Nova Esperança. Também foram ministradas para moradores de outras regiões prioritárias para receber o Castramóvel, como Isaura Pitta Garmes, Chapadão, Gasparini, Índia Vanuíre, Terra Branca e Jardim Ouro Verde. 

As famílias que participaram das palestras já realizadas se cadastraram para receber os primeiros atendimentos. O animal passará primeiramente por uma consulta com um veterinário no Castramóvel, para verificar se tem condições de saúde para passar pela cirurgia. Se estiver saudável, será agendado o retorno ao Castramóvel para a realização do procedimento. 

Outros encontros de orientação serão agendados e informados à população pelos canais de comunicação da Prefeitura. Além da realização pela Secretaria Municipal de Saúde e do Comupda, as palestras tiveram apoio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e da Comissão de Direito Animal da OAB-Bauru. 

A meta da equipe do Castramóvel é realizar em média de 8 a 12 procedimentos por dia de atendimento. O número de atendimentos varia de acordo com a espécie, porte e gênero do animal. 

A castração dos animais é importante para o controle da população animal, medida fundamental para evitar a proliferação de zoonoses, como a leishmaniose. Também previne doenças e melhora o comportamento do animal. Além disso, é uma maneira eficiente de evitar o abandono de filhotes e maus tratos. 

Serviço 
Início de atendimento do Castramóvel 
Sexta (30), a partir das 14h 
Local: estacionamento da USF Vila Dutra 
Rua Luiz Barbosa Sobrinho, 1-178

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes