29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Caravana auxilia munícipes sobre o desligamento do sinal analógico de TV

A Caravana da TV Digital está em Lins (SP) este mês para levar informação à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e, fará também, agendamento para que as famílias de menor renda possam retirar seus kits gratuitos.

No dia 28 de novembro deste ano, o sinal analógico de TV, será desligado em 395 cidades do interior do Estado de São Paulo. 

A Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar a imigração do sinal analógico de TV digital para o Brasil e, iniciará o trabalho para levar à população, informações sobre o processo.

Durante o final de semana, será possível que os munícipes tirem suas dúvidas sobre o acesso ao sinal digital e verifiquem se tem o acesso ao kit gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto. Com o número do NIS – Número de Identificação Social – será possível realizar o agendamento para retirar os equipamentos em um dos postos disponibilizados pela empresa. 

“Na Caravana, a população poderá agendar a retirada dos kits gratuitos e também tirar todas as dúvidas sobre a mudança no sinal de TV e a instalação dos equipamentos”, explica a consultora de mobilização da Seja Digital na região, Patrícia Viana.

Ao todo, estão disponíveis mais de 730 mil kits gratuitos para as 395 cidades onde o sinal analógico será desligado. Para o munícipe verificar se tem acesso ao kit gratuito e realizar o agendamento, é necessário acessar o site, ou ligar gratuitamente no número 147. 

Confira o cronograma da Caravana

Dias: 15, 16 e 17/06 – Caravana da TV Digital
Horário: 10h às 18h
Local: Centro Social Urbano – CSU – Rua Dr. Aureliano Rezende de Andrade

Dias: 22, 23 e 24 – Caravana Seja Digital
Horário: 10 às 18h
Local: Quadra da SABAPA – Rua Fernão Cortês, 187 – Vila Parque das Américas

Dias 30/06, 01 e 02/07 -Caravana Seja Digital
Horário: 10 às 18h
Local: Quadra do Bandeirantes – Rua Fernando Osório Vilela, 672 – Jardim Bandeirantes

Dias: 06, 07 e 08/07 – Caravana Seja Digital
Horário: 10 às 18h
Local: Ginásio Municipal Nico Garcia – Rua Voluntário João Batista de Arruda, nº 810 – Jardim Bom Viver 

Atrações

Três tendas serão montadas durante a Caravana. Em uma delas, a tenda da TV Digital, os visitantes poderão fazer uma “viagem no tempo”, desde o início da TV no Brasil e no mundo, até os dias de hoje, mostrando a qualidade de som e imagem que a TV digital oferece aos telespectadores, além de tirar dúvidas sobre como instalar a antena digital, o conversor e realizar a busca de canais.

A área de arte-educação, organizada em uma outra tenda, conta com atividades lúdicas e recreativas, jogos e brincadeiras, além de apresentações de mágicos, mímicos, palhaços e circenses (malabarismo, perna de pau e acrobacia) para divertir quem passar por ali. As Caravanas serão encerradas com espetáculos de música ou teatro, sempre com início às 17h.

Com foco no meio ambiente, a terceira tenda tem como objetivo informar e orientar a população sobre a importância do descarte correto de televisores e demais eletrônicos quebrados. Embora não seja necessário descartar os aparelhos antigos, uma vez que com o conversor instalado e antena adequada, eles continuarão funcionando após o dia 28/11, aparelhos danificados não podem ser descartados no lixo comum, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente. 

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. 

Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos, aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. 

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes