28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Barra Bonita lança manual para poda e plantio corretos de árvores

A prefeitura de Barra Bonita está lançando o Guia de Poda de Árvores e o Guia de Arborização. Tratam-se de dois manuais organizados pela Secretaria de Meio Ambiente de Barra Bonita com o objetivo de padronizar os serviços de plantio, poda e manejo de árvores oferecidos pelo próprio Poder Público e empresas privadas, além de servir de um guia para que o cidadão saiba identificar um trabalho bem feito. Os dois guias podem ser baixados gratuitamente neste link https://goo.gl/FrvYr3.

De acordo com José Tiago do Nascimento, técnico ambiental da prefeitura, o lançamento dos guias cumpre o item Estrutura e Educação Ambiental, uma das 10 diretivas ambientais exigidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado para que os municípios melhorem suas pontuações no Programa Município Verde Azul.

O Guia de Arborização contém as espécies de árvores que podem ser plantadas nas vias públicas e aquelas que não podem, seja para evitar que suas raízes destruam as calçadas, que suas copas não prejudiquem a rede elétrica ou futuros problemas com veículos e pedestres. Inclui também diferentes esquemas de plantio que podem ser usados em projetos arquitetônicos de munícipes, arquitetos, engenheiros, loteadoras e imobiliárias. Conta ainda com um Disk Árvore, uma linha verde para que qualquer pessoa possa tirar suas dúvidas quanto ao plantio de uma árvore ou então para solicitar a doação de uma muda.

“É muito fácil plantar uma árvore, mas é preciso tomar cuidado com qual espécie você planta e onde”, diz Tiago. “Se conhecer a espécie que vai plantar, saberá como ela vai se comportar quando crescer.”

Já o Guia de Poda orienta as formas corretas de se fazer uma poda, corte e manejo de árvores, tomando todos os cuidados necessários para atingir o objetivo sem prejudicar a planta. O documento traz todos os tipos de poda existentes (levantamento de poda, em V, ornamental, etc) e a função de cada um, além das regiões corretas para realizar o corte, de modo que a árvore cicatrize e não ocorre o envassouramento ou infecções que a matem. O guia é bastante técnico, mas de fácil leitura e amplamente ilustrado com desenhos e fotos.

Mário Fregolente, secretário de Meio Ambiente, lembra que a legislação municipal afirma que apenas profissionais capacitados, com conhecimento técnico, devem realizar a poda. No caso de copa de árvores que prejudicam ou podem prejudicar a rede elétrica, nem mesmo a prefeitura tem permissão para realizar a poda. Neste caso, o município agenda o serviço com a CPFL, que providencia o desligamento da rede elétrica para que o trabalho seja feito em segurança.

Em geral, em Barra Bonita, moradores que necessitam de poda ou recorrem a empresas privadas ou pedem que a própria prefeitura, representada pela Limpeza Pública, execute o serviço. Fregolente diz que a demanda por podas na cidade é muito grande frente ao tamanho da equipe, mas que a prefeitura se esforça para dar conta de todos os pedidos.

“Existem muitas árvores enormes plantadas em lugares onde não deveriam estar, o que aumenta a complexidade do trabalho”, diz o secretário. “Um bom exemplo são as fícus. Plantou-se fícus na cidade toda em áreas públicas e escolas. São árvores grandes e com manutenção demorada.”

Cabe ressaltar também que em Barra Bonita, como em outras cidades do país, é obrigatório cada imóvel ter uma árvore na frente do imóvel. Sem isso, o Habite-se não é liberado. Assim, o Guia de Arborização serve também como um manual para que munícipes, loteadoras e imobiliárias escolham a partir de agora espécies mais indicadas para áreas urbanas. “Até agora os loteamentos foram entregues com as árvores que a empresa responsável decidiu plantar em cada loto. A partir de agora, essas escolhas terão que se enquadrar no que o guia estabelece, para prevenir prejuízos futuros.

A Linha Verde – ou Disk Árvore – para tirar dúvidas e solicitar doação de mudas é: (14) 3641-0373.
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes