29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Agentes comunitários humanizam atendimento de saúde e acompanham pacientes

Um dos trabalhos que a atual administração municipal de Pederneiras tem intensificado são os cuidados com a Saúde, e o aumento das equipes de Agentes Comunitários de Saúde é uma destas ações e tem dado certo. Os profissionais cuidam mais de perto da população nos bairros, humanizando o atendimento em saúde e acompanhando o tratamento através de visitas domiciliares.

No início de 2017, eram apenas 6 profissionais atuando em todo município. Hoje, são 51 agentes comunitários de saúde divididos em 10 equipes completas, inclusive com atendimento domiciliar nos distritos.

“Temos uma preocupação grande com a Saúde. Temos muito para fazer e pouco recurso, mas com trabalho, transparência e uma equipe competente estamos avançando. Fizemos melhorias na Santa Casa, criamos facilidades para atendimento nos postos e agendamentos de exames e ampliamos o atendimento dos agentes comunitários nos bairros, isso é um diferencial”, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

A figura do Agente Comunitário de Saúde tem se tornado constante nos bairros em Pederneiras. Eles realizam visitas domiciliares mensais às residências com o objetivo de criar um vínculo de saúde entre o poder público e o cidadão. A intenção é, além de orientar, identificar as necessidades de saúde de cada morador e agilizar a resolução das demandas, inclusive com o acompanhamento domiciliar.

Esse serviço, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira, contribui com a melhoria da saúde da população e diminui gastos públicos desnecessários. “O trabalho do agente comunitário garante que o paciente terá o acompanhamento necessário até o fim. Isso é importante para o paciente, que terá seu problema de saúde resolvido. É importante também para o município, pois esse paciente não terá seu quadro agravado gerando situações que necessitam de mais recursos do poder público”, destaca Dr. Pedro.

As visitas domiciliares são mensais, buscando levar informações, orientação de saúde e também entender as demandas que a população de cada bairro tem e, a partir daí, traçar ações específicas para a população. Quando há pacientes acamados, por exemplo, as visitas são mais rotineiras. “Estamos identificando o perfil de saúde de cada bairro para trabalhar as situações mais específicas. Isso é melhor para a população e nós conseguimos direcionar nossos recursos de forma mais eficaz, gerando economia e mais amplitude na oferta de serviços de saúde”, lembra o secretário.

E continua: “se o agente comunitário identifica que naquele bairro tem muitos idosos e um alto índice de pessoas com diabetes, o trabalho tem que ser específico nisso. Já em outro bairro, as necessidades podem ser outras e serão trabalhadas de maneira localizada também. É muito importante a presença do agente comunitário na vida das pessoas para que o poder público possa melhorar nessa questão do atendimento e nas melhorias da oferta dos serviços de saúde para todos”, destaca.

Além do acompanhamento nos casos de pacientes com algum tipo de necessidade especial, o agente comunitário de saúde é importante também para acompanhar a saúde familiar.

Ao fazer a visita domiciliar nos bairros, o agente orienta os moradores em relação a assuntos diversos da saúde, como a vacinação, por exemplo. “Veja como o trabalho deles é importante. Hoje, temos um crescimento grande de casos de Sarampo no Estado de São Paulo e muito disso é porque as pessoas deixaram de tomar as vacinas, facilitando a entrada novamente do vírus. O agente comunitário vai até a casa do cidadão, orienta ele e explica a importância de tomar a vacina para se proteger. Essa figura do agente comunitário é como se fosse aquela mãezona que cuida, que protege, e que às vezes até pega no pé, mas por que ama. E quem ama, cuida. E nossa intenção é cuidar cada vez mais e melhor da saúde da população”, conclui Dr. Pedro.

Vale destacar que os agentes comunitários de saúde costumam visitar mensalmente as residências e estão identificados com coletes e crachás. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvida, o cidadão pode ligar na Unidade de Saúde mais próxima ou mesmo na Secretaria Municipal de Saúde para tirar dúvidas. O telefone é (14) 3283-2890.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes