25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Abertura do Natal Espetacular de Bauru será nesta sexta-feira (30)

Na tarde desta quinta-feira (29), a Praça das Cerejeiras, onde fica a Prefeitura de Bauru, ficou com o visual bem diferente: é o Natal Espetacular! 

A ação é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Bauru, por meio do programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que tem como objetivo utilizar técnicas de artesanato e reciclagem para confecção de enfeites natalinos feitos com garrafas PET. Assim, através da arte, passa a ser possível evitar o descarte impróprio de reciclados no meio ambiente. 

Além da proposta ambiental, o Natal Espetacular valoriza a inclusão social e capacita voluntários e artesãos para o mercado de trabalho, proporcionando oportunidades geradoras de renda. Dessa forma, sociedade e natureza são beneficiadas com essa ação. 

O resultado do trabalho que começou há mais de 5 meses, poderá ser visto a partir desta sexta-feira (30), às 20h30. 

Quem for até a Praça das Cerejeiras verá o espaço totalmente ornamentado por figuras temáticas, incluindo bonecos de neve, anjos, velas e árvore de natal. 

“O público teve participação fundamental para a confecção das peças de decoração. No total, aproximadamente 10 mil garrafas foram doadas para a Prefeitura. Desse total, 6 mil foram utilizadas e o restante será aproveitado na campanha do ano que vem”, explica a vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bauru, Rose Gimenez. 

“A decoração também vai receber iluminação temática, que trará à praça um visual diferenciado. Ao todo, mais de 50 decorações serão colocadas na praça. E, entre as peças que serão apresentadas, a árvore de natal vai ter um grande destaque. Ela foi feita com 3,2 mil flores pintadas à mão com verniz vitral” conta a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bauru, Lázara Gazzetta. 

No total, cerca de 25 pessoas estiveram envolvidas diretamente, além de servidores das secretarias de Obras e Meio-Ambiente e do Departamento de Água e Esgoto, que também participaram de todo o trabalho. 

O programa também contou com o trabalho de artesãos indicados pela Feira de Economia Criativa. Além das artesãs, a campanha contou com diversas equipes, sendo elas de serralheria, manutenção e iluminação, pintura e de agentes multiplicadores, pessoas responsáveis por instruir os participantes durante a confecção dos enfeites, além de voluntários. 

A apresentação da decoração do Natal Espetacular também vai contar com a presença da Orquestra Sinfônica Municipal. 

Ainda na sexta, Vitória Régia também estará em clima de Natal 

Na sequência, a celebração segue para o Parque Vitória Régia, que contará com Feira de Economia Criativa, e a partir das 21h30, terá o acionamento das luzes de Natal e apresentação do teatro de presépio vivo, composto por alunos da Divisão de Ensino às Artes (DEA). Por fim, ocorrerá apresentação da Camerata de Cordas do SESI – Bauru. 

Durante o período de festas de fim de ano, o local também contará com exposição de um presépio feito por moradores de rua. O trabalho foi feito no Centro Pop de Bauru e supervisionado por assistentes sociais da Prefeitura. 

Mais Natal! 

Além da Praça das Cerejeiras, outros espaços também receberam decoração e reparos. Na semana passada, a Praça Machado de Melo, em frente a antiga Estação Ferroviária, e a Praça Rui Barbosa, além do Parque Vitória Régia, passaram por manutenções na rede elétrica, instalação de lâmpadas ornamentais, pintura, limpeza, dentre outros trabalhos. Os restauros, além de tornar os ambientes mais temáticos, proporcionam melhor segurança e infraestrutura para a população. 

Iluminação será diferencial 

Para iluminar os locais decorados, a Divisão de Iluminação da Secretaria de Obras instalou cerca de 4 mil metros de mangueira luminosa, o que representa aproximadamente 240 mil LEDs. Foram instalados 50 refletores de LED 200W, 200 piscas-piscas, 50 lâmpadas,15W e 50 cascatas, ambos também de LED. 

E tem muito mais! Papai Noel levará alegria em circuito pela cidade. 

Na próxima semana, no dia 07 de dezembro, o Papai Noel surgirá para trazer ainda mais felicidade e boas energias para a população. 

Esse ano, a chegada do bom velhinho terá novidades que serão divulgadas em breve!

 

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes