29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Polícia Civil de Botucatu planeja reunir duas delegacias em único endereço

O delegado Seccional, Antônio Soares da Costa Neto comentou nesta terça-feira (16) que faz estudos para unir os dois distritos policiais existentes em Botucatu: um setor norte, na Vila dos Lavradores com o outro no centro, local onde ambas permaneceriam funcionando. 

O delegado disse que com o número atual de policiais seria uma forma de atender a população em um único local e sem a necessidade de se manter dois imóveis. 

Ele citou o caso do fórum que existe em único endereço e longe do centro, concentrando todos os serviços. 

Também citou que esse é o caminho para unificar depois todas as unidades, inclusive as delegacias especializadas, como de drogas (Dise) e delegacia da mulher (DDM) em um complexo da segurança que tem projeto policial a ser construído na antiga cadeia pública do Bairro Alto. “Será um projeto histórico para Botucatu”, comentou o Seccional. 

Porém deixou claro que não existe ainda recurso garantido e isso precisaria ter apoio das lideranças políticas da cidade. 

MUDANÇAS 

Antes a cidade tinha quatro distritos policiais para registros de ocorrências e fechou um na Cohab 1 e outro na Vila Mariana – e hoje existem duas – na João Passos (Centro) e Major Matheus (Vl. Dos Lavradores), além do plantão noturno e de final de semana. Atualmente conta-se também com o trabalho investigativo da Dise, DDM e DIG – Delegacia de Investigações Gerais, que trata de casos como assassinatos e assaltos. 

Para garantir folgas de policiais nas cidades menores deixou de existir atendimento de plantão aos finais de semana, pois a centralização de flagrantes hoje ocorre em Botucatu. Antes os policiais dos municípios menores tinham que ficar de sobreaviso: sem descanso garantido aos sábados e domingos. 

Além de Botucatu existe plantão aos finais de semana em Laranjal Paulista para atender cidades da baixada da Serra. 

PAPEL PARA DEPOIS 

Atualmente muitos Boletins de Ocorrência (BOs) deixaram de ser registrados logo após os crimes nas delegacias. Um assalto por exemplo pode ser atendido pela Polícia Militar e essa informação ser transformada em BO da Polícia Civil nos dias seguintes.

Isso não impede que haja uma troca de informações das polícias na sequência do crime e o BO ser elaborado no dia seguinte, por exemplo. Em caso de flagrante o caso é apresentado na hora ao delegado. 

Também há a possibilidade do cidadão registrar ocorrência do furto de um objeto de sua casa, por exemplo, pelo site da Secretaria de Segurança Pública do Estado. 

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes