16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pelo quarto ano consecutivo, Botucatu é considerada a cidade mais segura do Estado de São Paulo

Mais uma vez Botucatu se mostra como uma cidade onde vale a pena morar. A qualidade de vida da população e o bom ambiente para empreendimentos já colocaram o Município em destaque em rankings estaduais e nacionais. Agora, a segurança pública faz da Cidade referência no Estado de São Paulo.
 
Pelo quarto ano seguido, Botucatu lidera o ranking das cidades paulistas mais seguras. Com base em dados estatísticos fornecidos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Prefeitura apresentou o evento “Botucatu, Cidade da segurança”, na noite desta quarta-feira (16), no Teatro Municipal. O levantamento mostra o Município com baixos índices em crimes como homicídio e roubo e furto, quando comparado a outras 77 cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes.
 
“Nos preocupamos com a segurança pública da Cidade desde o primeiro dia de trabalho à frente da Prefeitura e hoje podemos afirmar que a população tem uma preocupação a menos ao sair de casa. Além da população ser beneficiada, o Município ganha olhos de investidores de fora, que sempre buscam o melhor ambiente para seus negócios. Ficamos feliz em afirmar que Botucatu é a Cidade mais segura do Estado”, comemorou o Prefeito Mário Pardini.
 
Um dos fatores que garantem a tranquilidade nas ruas botucatuenses é a união das Forças de Segurança.
 
“Em Botucatu nós temos a união das forças de segurança, que é a integração da Guarda Civil Municipal e as Polícias Civil e Militar, o que garante um trabalho mais eficiente no combate ao crime. Conseguimos desenvolver ações e deixar a população mais segura”, afirmou o Secretário de Segurança e Direitos Humanos, Adjair de Campos.
 
Participaram da solenidade o Prefeito Mário Pardini; Izaias Colino, presidente da Câmara dos Vereadores de Botucatu; o Coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho, do Comando do Policiamento do Interior (CPI/7); tenente-coronel Jorge Duarte Miguel, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar do Interior; Antônio Soares da Costa Neto, delegado seccional da Policia Civil de Botucatu; Adjair de Campos, Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos; Sérgio Luiz Bavia, Comandante da Guarda Civil Municipal;  Clóvis Martins, Vice Presidente do Conselho Comunitário de Segurança; e 1º Tenente Milton Badaró, delegado do Serviço Militar da cidade.
 
O ranking foi desenvolvido com base na taxa de crimes de cada cidade, registrados ao longo do ano de 2016, de acordo com a seguinte metodologia: o número de ocorrências foi dividido pelo número de habitantes e multiplicado por 100 mil. O resultado é aplicado para a elaboração do levantamento, que leva em consideração o grau de ofensividade de cada crime. Os homicídios, por exemplo, têm peso “6”, enquanto que roubos, furtos e roubos de veículos e furtos têm pesos menores.
 
Furtos
Crime de menor potencial ofensivo, o furto é considerado um crime de oportunidade. Em 2015, a Cidade registrou 919 casos a cada 100 mil habitantes ao longo do ano. Em 2016, este número subiu para 996 por 100 mil habitantes. Mesmo assim, Botucatu pulou do 42º lugar em 2015, para 40º em 2016, no ranking que contabilizou as ocorrências de furto.
 
Furto e roubo de veículos
Neste tipo de crime, Botucatu teve queda no número de ocorrências. Em 2015 foram 44,49 casos a cada 100 mil habitantes, contra 33,80 em 2016, garantindo que a Cidade mantivesse a primeira posição na lista.
 
Homicídios
Este foi o único crime que Botucatu registrou aumento e perdeu uma posição no ranking. Com dois casos registrados ao longo de 2016, a Cidade ficou com a taxa de 1,47 homicídios a cada 100 mil habitantes. O dado é melhor que o anterior, mas não foi suficiente para manter o Município no primeiro lugar.
 
Roubos
Por envolver violência contra a vítima, o crime de roubo é o que mais impacta a sensação de segurança da população. Botucatu registrou aumento no número de ocorrências de um ano para outro. Mesmo assim, a Cidade conseguiu manter o primeiro lugar do ranking.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes