25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto ASA de Botucatu participa de Festival de Invenção e Criatividade

O Projeto Aracatu na Sala de Aula (ASA), da Associação dos Amigos do Vale do Aracatu (AAVA) participou, no dia 14 de Março, do 2° Festival de Invenção e Criatividade – FIC.

O Festival tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país. Nele, crianças, jovens, seus familiares e educadores têm a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades interdisciplinares e aprender de forma estimulante e descontraída. 

A segunda edição do FIC aconteceu na POLI-USP, com a FEBRACE 2018 – 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, e foi organizada pelo CITI (POLI-USP), Lifelong Kindergarten (MIT Media Lab), Programaê (Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo) e Rede de Aprendizagem Criativa. 

O Projeto ASA, que tem como diretrizes pedagógicas a Educação Ambiental Vivencial e a Educação Socioambiental, participou da Mostra Interativa do FIC abordando os seguintes temas: Topografia do Estado de SP, Cuesta Basáltica Botucatuense, Sistema Aquífero Guarani (SAG), Ciclo Natural das Águas, Importância da água e da sua preservação e Bacias Hidrográficas. Visando cumprir a proposta “aprendizagem mão na massa”, usamos como recursos didáticos maquetes (da Cuesta e de Bacia Hidrográfica) e flanelógrafos (SAG, Ciclo da Água, Topografia do Estado de SP) construídos pelos participantes da Mostra. No início da atividade o/a participante recebia uma pequena explicação teórica e depois criava o seu próprio material.

O público além de bastante intenso (mais de 150 pessoas passaram pela nossa Mostra) foi também muito variado: crianças a partir de 2 anos, alunos de escolas públicas e privadas (8 aos 18 anos), professores, membros da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e famílias que foram ao evento para conhecer o que o Festival oferecia. 

Para a AAVA e para o projeto ASA esta participação foi muito gratificante e enriquecedora, pois conversamos e trocamos conhecimento de conceitos geográficos e ecológicos de maneira lúdica, inclusiva e multifacetada, com um público bastante heterogêneo e muito interessado.

A equipe da AAVA, responsável pela organização e participação no evento, foi formada pela Patrícia Shimabuku, Martha Morais, Fillipe Martins e Miguel Antunes. 

 

Para saber mais informações sobre o evento acesse:
http://www.ficmaker.org.br/2018/ ; http://aprendizagemcriativa.org/
https://www.facebook.com/asa.aava/ ; https://www.facebook.com/aavaorg/

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e regiãowww.facebook.com/agencia14news 

(Notícia redigida por Martha Morais, associada da AAVA)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes