26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Meic People levou 800 pessoas para evento com renomados palestrantes do mundo dos negócios

Botucatu (SP) sediou nessa quarta-feira (24) evento com renomados palestrantes dos negócios, conhecidos mundialmente. O Meic People aconteceu no auditório do La Salle reunindo 800 pessoas.

Falaram ao público os palestrantes Ben Zruel autor do best seller “Vou Te Ensinar a Ser Rico” e Robbie Dias, tratando do formato bilionário de relacionamento com clientes modernos.

O evento foi organizado pela empresa Foco Business que tem fomentado o empreendedorismo em Botucatu junto com o Grupo de Empresários de Botucatu (GEB).

Na abertura, Paulo Pagani – que foi o mestre de cerimônia – contou um pouco da sua história de superação após sofrer um grave acidente, e mesmo sem muitas perspectivas de recuperação, surpreendeu voltando a andar e trabalhar. Ele também mostrou uma senhora de 92 anos, Luiza Pagani, que depois contou que era sua mãe, que apesar da idade fez questão de estar na palestra. “Vim aprender coisas novas. Estou aprendendo coisas novas todos os dias, e quero dizer para pessoas muito mais novas que estão aqui que acreditem nos seus sonhos, nunca desistam deles”, disse a idosa.

Depois Pedro Souza, da Foco Business, trouxe números importantes às pessoas presentes: os pequenos representam 98,5% dos negócios e geram mais de 54,5 % dos empregos formais; 27% movimentam o PIB – Produto Interno Bruto do Brasil.

E mais: 80% de um negócio tem algo importante a ser levado em conta: o fator emocional. Se você não está preparado para administrar sua empresa interna você não tem como administrar a empresa externa. Um exemplo é o grupo Doutores da Alegria que tira o foco do problema, fazendo o que precisa ser executado com excelência.

Ainda se afirmou no evento quais as perspectivas do mundo dos negócios no futuro. O “World Econômico Fórum” chegou a um resultado: profissionais que já sabem da sua profissão também vão ter que reaprender a cada dia por conta das exigências de mercado, que muda constantemente.

Também falou que empreender é algo arriscado apesar de todos os estudos que se faça de um negócio. “Empreender, tem a ver com errar, viver com incertezas, amar o que faz e viver com o incerto”, citou Pedro Souza, que pela primeira vez teve os seus pais Maria e Pedro na sua palestra a quem fez homenagem por tudo que representam na sua vida. Seu pai sempre teve visão de mostrar o seu crescimento desde quando trabalhou em um farol e foi para um supermercado e desde ali apontava os avanços que ia conseguindo com as mudanças e novas oportunidades.

 

AMERICANO ROBBIE DIAS

O norte-americano Robbie Dias que é palestrante e CEO da empresa TERRA Óleos Essenciais e mora há 2 anos no Brasil, falou sobre marketing de relacionamento e contou sobre a Escola de Jovens drogados que cuidou. O lugar tinha crianças de famílias ricas como filho do cantor Michael Jackson. Recebia de alguns dos clientes 10 mil dólares por mês. “Eu estava cuidando dos filhos dos outros e deixando os meus 5 filhos para trás”, citou para explicar que, por isso, decidiu mudar de atividade. E sobre negócios orientou em parte da sua palestra: “Prepare-se. Você precisa saber o que está fazendo. Estude”. Robbie contou ainda que era lutador nos Estados Unidos e ligou esse exemplo à superação que todos devem buscar.  Fazendo menção de Davi e Golias onde o gigante foi vencido não só por um fator bíblico, mas o grandalhão que parecia perigoso, também era lento e tinha a visão ruim. E citou que menor em tamanho tinha uma coisa importante: confiança.

 

PAINEL

Um painel de debates reuniu Joel Fogazza Cosméticos, Silvana Thomassoni da Oficina Suprema, Luciana Sauer Sartor da Ludy's – Gelateria e Pedro Souza da Foco Business.

Joel diz que saiu para trabalhar em navio pelo mundo e também de garçom nos Estados Unidos para aprender a servir as pessoas e buscar novas perspectivas. “Nunca é tarde para fazer o que a gente quer”. Ele conheceu 30 países e 4 idiomas.  “Isso (vida) vai acabar logo por isso quero viver com intensidade. Não sou teimoso. Se erro, mudo a forma de fazer”, disse. Já durante o trabalho no navio ele contou que havia pessoas que falavam diferentes línguas. E ali ficou por 3 anos conhecendo diferentes partes do mundo, uma experiência imensurável.  Ele também trabalhou 11 anos em um hospital. “O hospital me fez muito mais humano”, acrescentou.

Luciana que também é advogada diz que hoje em um novo ramo decidiu ampliar os negócios, pois procurava algo que não dependesse de um sistema pronto, mas sim um que pudesse fazer um produto do seu jeito. Com empreendedorismo adaptou uma máquina de gelato italiano de R$ 150 mil e fez uma de R$ 40 mil. Nesse trabalho faz questão de estar presente em toda produção. “A rotina é maçante, mas é muito bom. É preciso fazer renúncias, mas é um prazer ver pessoas consumindo coisas que você faz. É lindo”.

Silvana da hoje Suprema se mudou em 1988 para Botucatu. “Resolvemos empreender porque aquelas empresas onde a gente trabalhava não caminhavam no nosso passo. Botucatu por pesquisa de mercado usa muito freio, é acidentada, é uma cidade agradável e tem uma frota considerável. Fomos acolhidos aqui. Mas sempre tem que ter dor, com trabalho duro, inovar e aprender. É tudo com muita luta, trabalho, estudo e esforço”, disse.

Ela ainda falou sobre a criação do NAC (Núcleo de Automecânicas da Cuesta) que é uma união de empresas da região no setor automotivo. “O objetivo é aprender a trabalhar juntos. Um aprende como o outro. Acompanhar o mercado, ter bons parceiros, não é só ter porta aberta para vender. Acredito no trabalho em rede. Também é preciso ter sangue de empreendedor”.

Pedro Souza comentou que se mudou para Botucatu em 2009. Seu primeiro negócio não deu certo. Diziam para ele que as pessoas da cidade eram difíceis na área dos negócios. Ele se sentiu “contaminado” com aquilo e foi para a educação. “Acredito na educação porque é na educação onde começa tudo. Quando entro na sala de aula é a minha única oportunidade de mudar a vida deles”, comentou.

Ele diz que quando vê a enormidade de mercado disponível vislumbra que, se o jovem acreditar no seu próprio potencial, as coisas darão certo.

Falou ainda que defende que acabe a segregação nos negócios. “As pessoas olham para a concorrência, que é muito saudável. Tem que sair da caixa. É mudar a mente do jovem para a gente ter uma cidade empreendedora”, diz reforçando que ao criar o GEB (Grupo de Empresários de Botucatu) pensou nas oportunidades que se pode criar aos jovens.

Ainda destacou que o que faz continuar nessa missão é o fato de existir um grupo com 80 empresas que se reúne mensalmente. Disso nasceram eventos, Clube do Marketing e outras ações. “Se o bolo crescer todos ganham. Botucatu vai ser diferente”, finalizou.

 

GRANDE PALESTRA – BEN ZRUEL

O Israelense Bem Zruel, autor do best seller “Vou te ensinar a ser rico”, disse que 97% da população brasileira tem péssima mentalidade financeira para gerenciar dinheiro. Ele cita problemas como consumismo, facilidade em conseguir crédito e os juros que as pessoas se acostumaram no País – e são os piores do mundo – quando se trata de temas como cartão de crédito.

Citou pilares da educação financeira: primeiro deve-se corrigir o padrão de vida, que seja condizente com o que ganha, senão a pessoa usa toda sua renda só para sobreviver e não para crescer.

E o fato das pessoas não saberem usar o dinheiro tem uma explicação. Ele diz que esse conhecimento só é passado de pai para filho nas famílias ricas.  

“O tamanho do dinheiro é igual à sua mentalidade. 80% que ganham na loteria perdem tudo nos primeiros anos. Por ter a mentalidade pequena perdem tudo. A classe média quer status enquanto os ricos, liberdade. O verdadeiro rico faz o que quiser e na hora que quiser. Quem não sabe usar um tostão não saberá um milhão. Aprenda a administrar o que você ganha hoje”, defendeu na palestra.

Para ele a regra é gastar menos do que ganha, ter renda passiva, aquela que não depende do trabalho, pois ser rico é ter renda passiva – igual ou maior que a sua renda. Tem que saber centavo por centavo do quanto se gasta. É necessário mudar padrão de vida, independente do quanto doer.

“Nunca consulte gerente do banco, pois se não puder pagar (uma divida bancária) junte por fora”. Ele cita que chegam a 437% os juros do cartão de crédito; nunca refinancie; se jogar a regra que querem lá fora vai trabalhar para pagar juros e dívidas de banco.

Se algo der errado, ele cita que não deve ficar se lamentando e buscar a consolação de amigos ou da família, mas buscar ter ações de reação até um dia ter a admiração deles. Veja todas as fotos do evento.

 

Próximos eventos:

Encontro do Grupo de Empreendedores de Botucatu – Novembro de 2018.

Profissionais e Profissões do Futuro – abril de 2019.

 

Faça parte:

Se o empresário quiser apresentar sua empresa para um grupo solidificado de empresas em Botucatu, fazer parcerias com networking e vender mais, então deve entrar em contato com a Foco Business: (14) 98815-2224.

 

A empresa

A Foco Business é uma empresa de treinamento empresarial e desenvolvimento humano tanto pessoal quanto profissional de alta performance.

Utiliza técnicas de coaching visando estimular a criatividade e a vocação através de treinamentos, palestras, workshops e outros.

Promove a cultura empreendedora e o bom uso do tempo. Mais eventos estão sendo agendados para este ano.

Saiba mais: https://www.facebook.com/focobusiness/

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

do Agência14News/ Fotos: Ana Tineu)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes