18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Em época de Festas Juninas, população deve ter cuidado com a rede elétrica

As festas juninas estão chegando e com elas as barracas, bandeirinhas, comidas típicas, jogos e fogueiras. No entanto, antes de iniciar a montagem de estrutura das quermesses e cerimônias, a população deve tomar certos cuidados com rede elétrica que podem garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Um dos assuntos que requer atenção redobrada na organização é a montagem das barracas. A presença de um especialista em eletricidade é primordial para checagem das instalações elétricas do local. As áreas em que serão realizadas as comemorações também devem ser escolhidas observando-se todos os cuidados para garantir a segurança, de modo que palanques, palcos e fogueiras sejam acomodados mantendo sempre uma distância segura da rede de distribuição.

Outro assunto preocupante durante a Festa Junina é a prática de soltar balões. Ao atingir o sistema elétrico, os balões podem provocar graves acidentes e causar queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão, geraria a interrupção no fornecimento de energia para um grande número de consumidores.

A iniciativa de conscientização faz parte da campanha Guardião da Vida, que convoca os clientes e prestadores de serviço a se tornarem parte do esforço de sensibilização da comunidade para a preservação da vida. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica, além de fornecer importantes dicas sobre segurança.

“Em período de festas juninas, em que muitas pessoas saem às ruas para se divertir, é muito importante que estejam conscientes sobre os riscos que a rede elétrica pode proporcionar. Nosso maior objetivo é promover a conscientização para que possamos contribuir para preservar vidas”, ressalta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Veja as dicas da CPFL para garantir a segurança no período de Festas Juninas:

Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.
Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos que, em contato com a rede elétrica, podem provocar graves acidentes.
Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes ou cabos e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos, em sua confecção, próximos da rede elétrica.
Nunca acender fogueiras perto da rede elétrica. A alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia.
Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.
Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes de montar a festa.
É recomendado utilizar os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas).

(com assessoria)

 
 
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes