18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Condutor pode realizar diversos serviços através do aplicativo

Na semana da Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) reforça aos condutores que é possível levar o Detran.SP no bolso e ter mais liberdade para realizar serviços de trânsito a qualquer momento e de onde estiver, com alguns cliques na tela do celular. Para isso, é só baixar gratuitamente o aplicativo do departamento.  

O app de serviços Detran.SP permite pedir a 2ª via da habilitação, consultar pontos na CNH, multas no veículo, pesquisar a situação de um veículo usado antes de comprar, como a existência de bloqueio por furto ou roubo, débitos e outras restrições à transferência de propriedade (pendência de financiamento e sinistro, por exemplo), além de fazer a indicação de condutor de multa cometida por um terceiro para quem emprestou o veículo.

Também é possível consultar quais são as empresas credenciadas para realizar vistoria de identificação veicular, exigida para transferir a propriedade de um veículo, por exemplo, e pesquisar se peças usadas são lícitas na hora de comprar em uma empresa do setor de desmanche.

Outras possibilidades são consultar a lista de autoescolas credenciadas, criar uma agenda do carro, para programar a substituição das pastilhas de freio, a troca do óleo do motor ou do freio, do filtro de ar e até o abastecimento do veículo, assim como acompanhar o andamento de serviços solicitados de forma online e confirmar a autenticidade de determinada certidão de CNH apresentada.

Para utilizar os serviços, o usuário deve fazer um cadastro prévio no portal e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

Simulado – Outro aplicativo que vai dar mais independência para o cidadão é o Simulado para Prova Teórica. Ele traz questões reais do banco de perguntas utilizados pelo Detran.SP ao aplicar a prova teórica do processo de 1ª habilitação. Portanto, ajuda o candidato a estudar para o exame. Do mesmo jeito que ocorre no teste de verdade, dá 40 minutos para o candidato responder as 30 perguntas. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70% das questões (ou seja, 21).

A ferramenta pode ser utilizada offline, sem necessidade de conexão à internet. Desse modo, quem estuda pelo aplicativo economiza o pacote de dados de seu celular ou tablet.

No app, o candidato pode rever e refazer os dez últimos testes, salvar nos favoritos os 50 simulados mais recentes e consultar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além das apostilas de noções de primeiros socorros e direção defensiva do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O app traz a opção do aluno estudar as questões divididas por tema.

O simulado também pode ser realizado no portal do Detran.SP e pelo Facebook. Na rede social, dá para desafiar os amigos a vencê-lo no teste. O usuário encontra o teste teórico digitando “Simulado de Provas – Detran SP” na busca do Facebook.

Os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para quem tem smartphone ou tablet com sistema operacional Android ou iOS nas lojas Google Play e Apple Store.

 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes