24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Revolução de 1932

O dia 9 de Julho de 1932 marcou o início dos quase 3 meses da revolução constituinte paulista, um movimento que articulou, através de suas reivindicações, insatisfação política e conflito armado muito mais que o território e população locais.

O cenário político do país não estava em seus dias mais calmos. Depois de anos em uma república oligárquica – marcada pelo união entre executivo e legislativo, dos Estados mais poderosos e do eixo comercial cafeeiro – era recente a transição, também revolucionária, que se dera nos anos 30. A frente de grupo poderosos e descontentes com o regime, Getúlio Vargas e as oligarquias dissidentes (que incluía parcelas de São Paulo) instalam um programa autoritário de governo até que se faça uma nova constituição. Bom, pelo menos era isso o que se esperava.

É então, como um reflexo direto da revolução anterior, que São Paulo constitui seu desgosto. Com medida autoritárias (dissolução do executivo e do legislativo locais) e centralizadoras (nomeação de um interventor diretamente ligado a Getúlio), o Estado que a pouco apoiará a revolução, se viu a beira de uma “castração” política e tratou de propor, com urgência, uma nova constituição que traria de trazer autonomia de volta aos Estados federativos.

A revolta não aconteceu somente no âmbito dos grande políticos e dos poderosos, outros grupos participaram ativamente do ocorrido. Mulheres, trabalhadores e estudantes viram ai um oportunidade de expor e lutar por suas vontades sendo, inclusive, um dos pioneiros em “conquistas” sobre direitos femininos, que a tempos vinham em discussão e contavam com poucos avanços.

Carregado de violência e simbologia – a sigla MMDC é corriqueira, bem como os cartazes de propaganda – o conflito e a situação ocorrida nos lembram de tempos de luta e instabilidade política além do posicionamento tempestivo de um Estado que viu ameaçado seu poder político.

 

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes