20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia fala sobre Circuitos Pneumáticos

Olá amigos do site Agência14news. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre Circuitos Pneumáticos. Vamos lá? Boa leitura a todos!

CIRCUITOS PNEUMÁTICOS
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Pneumática (derivado do termo grego: πνευμα – pneuma significa “fôlego”, “sopro”, logo pneumática é o sopro em movimento) é um ramo da física que faz uso de gás ou ar pressurizado. Pode ser utilizado em uma gama alta de aplicações como freios de caminhões e ônibus, clínicas, sistemas pneumáticos, pinturas, pulverizações, para criação de movimentos mecânicos lineares, angulares e rotativos.

Sua aplicação ajuda a libertação do operário de operações repetitivas, possibilitando o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PNEUMÁTICA
 
O QUE SÃO COMPONENTES PNEUMÁTICOS
O Sistema pneumático se caracteriza pela utilização de gás (geralmente ar) ao invés de fluído, sendo que neste sistema é a compressão do ar que faz a força do movimento dos pistões ou eixos. Ele é puxado para dentro de um compressor e, então, forçado através de tubulações e direcionado para diferentes ferramentas que cumprirão as suas funções.

O sistema pneumático é bastante empregado em equipamentos de uso manual e maquinários que realizam movimentos repetitivos. Sua principal característica é a expulsão do ar durante o uso, não sendo reutilizado novamente como no caso do fluído no sistema hidráulico, ou seja, para que ele realize mais trabalho, é preciso injetar mais ar.

Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes