28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Senac promove evento para discutir inclusão e diversidade

A Década Internacional de Afrodescendentes, declarada de 2015 a 2024 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cita a necessidade de reforçar a cooperação em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade. Este é um dos temas da Semana Senac de Inclusão e Diversidade. 

No Senac Botucatu, a programação acontece de 2 a 6 de outubro e conta com diversas atividades gratuitas para estimular a reflexão sobre diversidade, preconceito e inclusão social. Serão realizados espetáculos de dança, roda de capoeira, debates, palestras e sessões de cinema. Além disso, haverá a exibição contínua de documentários no pátio da unidade, de forma bem descontraída. Um computador vai transmitir os vídeos, e o público poderá se acomodar em pufes para assistir. 

Um dos destaques fica por conta dos alunos do Programa Educação para o Trabalho, que possuem deficiência intelectual, que irão realizar um bazar com produtos que eles confeccionados com a temática diversidade, como porta-chaves, camisetas, bolsas e agendas. A iniciativa de expor os produtos é fruto das ações realizadas em sala de aula que buscam desenvolver nos alunos uma atitude empreendedora, estimulando a elaboração de um plano de negócios que englobe a produção, comercialização do produto e utilização dos recursos obtidos com a venda. 

De acordo com Juliana Cristina Brito de Oliveira, docente do Senac Botucatu, esta é a sexta turma oferecida na unidade. “Dentro do programa temos o módulo atitude empreendedora, no qual os alunos aprendem o que é empreendedorismo, na teoria e também na prática, por isso a criação da loja. Elaboramos juntos o plano de negócio, produzimos as peças artesanalmente e, no dia da loja, os próprios alunos venderão os produtos”, explica.

O Programa Educação para o Trabalho foi criado para que pessoas com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social ampliem sua capacidade de gerir a própria vida e de se relacionar, favorecendo sua convivência, geração de renda e inserção no mundo do trabalho. O Senac Botucatu desenvolve esse programa desde 2012. 

A Semana Senac de Inclusão e Diversidade é gratuita e destinada ao público em geral. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeinclusao

Serviço
Semana Senac de Inclusão e Diversidade 
Data: 2 a 6 de outubro
Inscrições e programação: www.sp.senac.br/semanadeinclusao
Participação gratuita

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes