26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Reunião no Sarad discute o fortalecimento das Comunidades Terapêuticas

Tendo como objetivo principal de reunir as comunidades terapêuticas de Botucatu (SP) e discutir formas de fortalecer o segmento, o Grupo Reage promoveu uma reunião nesta terça-feira (06), no Sarad (Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas), para debater o tema.

O encontro contou com a participação da Comunidade Leão de Judá, Atos 6, Ceifeiro da Última Hora, Missão Ágape (comunidade terapêutica feminina), e Desafio Jovem do Instituto Ruach, junto a Dra. Janice, Diretora do Sarad.

Foi ressaltado o valor do encontro e dos cuidados que as Comunidades Terapêuticas dão em relação ao tratamento do usuário. ‘“Esta é uma oportunidade muito boa de saber tudo o que está acontecendo em nosso Município, através dessa união, o fortalecimento dessas organizações que têm prestado um serviço de excelência para a comunidade”, diz Layon Diniz, da Comunidade Terapêutica Ceifeiros, serviço que acolhe, cuida e dá ressocialização, que a população precisa conhecer mais sobre sua atuação e importância.

Também foi abordado o Programa Recomeço, sendo uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para resgatar os dependentes de drogas, principalmente o crack, oferecendo proteção e acompanhamento multiprofissional ao dependente químico e seus familiares.

GRUPO

O grupo ainda ressaltou a possibilidade de uma comissão de Políticas Sobre Drogas na Câmara, projetos de leis para amparar comunidades terapêuticas entre outros projetos de leis que poderiam ajudar na prevenção às Drogas. O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas foi o assunto mais abordado.

O Grupo Reage, entrou em contato com o presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), para agendar uma audiência pública e chamar a atenção de todas as áreas que abordam o tema para criação de uma rede eficaz em Botucatu, a  FEBRACT orienta as Comunidades Terapêuticas (CT´s), desde a elaboração de seus Estatutos, à organização interna e ao relacionamento com as autoridades e com a comunidade onde está inserida além de fornecer cursos de capacitação.

“No Brasil, hoje, temos cerca de 2 mil CT’s . O Censo feito pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), em 2012, apontou 1.850. Em termos de vagas são oferecidas em torno de 80 mil. É um trabalho desenvolvido por entidades do terceiro setor sem fins lucrativos e que há uma vinculação muito forte com as igrejas de várias denominações”, explicou o representante do Reage, Juberto Galdino.

NECESSIDADES

Juberto Galdino também ressaltou que o reconhecimento às CT’s é uma das principais bandeiras a serem levantadas e lembrou que políticas continuadas precisam ser implementadas. “Além do reconhecimento, é preciso a regulamentação do serviço com uma legislação clara e requisitos mínimos dando segurança tanto para o órgão público como para as próprias entidades. E também é uma garantia das pessoas acolhidas e da família. Então isso é algo que nós também perseguimos, e objetivamos, para que haja um financiamento continuado do serviço da comunidade terapêutica. Hoje existem convênios isolados que dependem de editais de licitações e renovações a cada ano. Não existe uma política continuada de financiamento e que dá uma instabilidade para as entidades se manterem”.

A REAGE – Rede Cristã de Agentes em Proteção e Prevenção às Drogas é uma iniciativa de âmbito nacional com sede na cidade de Curitiba (PR). Composta por representantes de diversas denominações e organizações cristãs, tem como objetivo principal a promoção do relacionamento e troca de experiências entre o gestor público e os vários segmentos da sociedade civil organizada, através do conhecimento, divulgação, reflexão aplicação das políticas públicas. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes