19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto Biomas da Cuesta realiza o Primeiro Passeio Ecológico

No último sábado (09), integrantes do Grupo Laudato Si’ da Cáritas Arquidiocesana de Botucatu, realizaram o 1º Passeio Ecológico no municípi. O grupo contou com a parceria voluntária do ASA – Aracatu na Sala de Aula (projeto de educação socioambiental desenvolvido pela Associação dos Amigos do Vale do Aracatu – AAVA) que elaborou o roteiro ecopedagógico do passeio e a cartilha informativa.

O passeio está integrado no Projeto “Biomas da Cuesta – Conhecer Para Preservar”, que tem como objetivo a formação e a capacitação de lideranças pastorais e de movimentos comunitários ligados à Igreja Católica, trata da importância ecológica da Cuesta e aborda os problemas socioambientais que comprometem a sua preservação.

A formação visa fomentar ações locais que tragam soluções sustentáveis, promovidas pela comunidade local.

O projeto está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2017 – “Fraternidade Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, com as diretrizes da Encíclica Laudato Si’ e contou com o incentivo do Arcebispo Dom Maurício e demais Párocos, e com o apoio financeiro do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.

“A vivência in loco, a compreensão dos problemas ambientais, a observação das diferentes paisagens urbanas, e a identificação do bioma local foram de extrema importância. A aula prática que recebemos nesta manhã foi inspiradora e demonstrou a nossa realidade. Os jovens que participaram estavam muito interessados. E o passeio, atingiu o objetivo: “conhecer para preservar e cuidar” comentaram Ivanira e Marilda que são integrantes do Grupo Laudato Si’ e representantes da Cáritas.

Para Fillipe Martins, do ASA-AAVA, “o interesse das comunidades paroquiais na busca pelo entendimento da importância ecológica e dos problemas socioambientais do município são cruciais para a conservação da “Casa Comum”. Com o empoderamento das comunidades a cidade, o meio ambiente, a “Casa Comum” só tem a ganhar, pois as decisões sobre a cidade tornar-se-ão mais responsáveis, sustentáveis e democráticas. E, através da educação socioambiental in loco, iniciamos o processo de restauração da relação de interdependência entre o ser humano e o meio ambiente, concordando assim com a Encíclica Laudato Si’ que trata a ecologia de maneira integral”, disse.

No próximo sábado, dia 16 de dezembro, será realizado o 2º Passeio Ecológico, com transporte gratuito e lanche comunitário.

O ponto de encontro é na Catedral, às 8 horas. Para maiores informações entrar em contato com Ivanira: (14) 99817-6773 e Marilda:  (14) 99708-0114.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes