29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

PL de autoria do deputado Fernando Cury agora é lei estadual após sanção do governador Geraldo Alckmin

O deputado estadual Fernando Cury conquistou um importante avanço em seu trabalho dentro da Assembleia Legislativa. A atuação parlamentar voltada para melhorar a vida das pessoas alcançou mais um resultado positivo.

Um dos pilares de seu mandato é a dedicação à área da saúde, e além da luta por recursos e investimentos para garantir um atendimento de mais qualidade a todos, Cury não tem medido esforços para atender as demandas de pacientes diabéticos.

Criador e coordenador da Frente Parlamentar de Combate à doença, ele tem percorrido o Estado de São Paulo através da “caravana azul”. “Foram diversas cidades visitadas e milhares de quilômetros rodados, promovendo encontros para entender as dificuldades e propor soluções para cada questão. Dessas reuniões com municípios e entidades, surgiu a oportunidade de elaborar projetos de lei para melhorar a condição dos portadores da doença”, afirmou.

A partir daí o deputado criou o PL 963/2016, que institui a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes. “Esse projeto de lei tramitou pela Assembleia e foi aprovado pelos colegas deputados, que reconheceram a importância do assunto proposto. Faltava então apenas a sanção do governador Geraldo Alckmin para que isso se transformasse em uma lei estadual, o que aconteceu agora”, comentou.

Fernando Cury não escondeu a alegria pela conquista. “Ter o trabalho reconhecido e o resultado positivo em benefício da população é a maior alegria que um homem público pode viver através de seu mandato. Pois esse é o sentimento, quando alcançamos o objetivo e cumprimos mais uma importante etapa. Tenho o orgulho de dividir com todos vocês essa excelente notícia, de que o PL 963 de minha autoria foi autorizado e transformou-se na lei nº 16.576/2017, sancionada pelo nosso governador”, explicou.

A partir de agora, o Estado de São Paulo tem em seu calendário oficial, entre os dias 8 e 14 de novembro, a Semana de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes. “São diversas ações que podem e devem ser realizadas durante essa Semana para chamar a atenção para um problema extremamente sério. É possível organizar eventos para que a população participe, oferecendo testes de glicemia, que é o furinho na ponta do dedo, medição da pressão arterial, falar de atividades físicas e de uma alimentação adequada, abordando os riscos e a gravidade da doença. Tenho certeza que a Semana vai atingir seu objetivo, de conscientizar e promover uma análise do diabetes nas políticas públicas de saúde, bem como proporcionar a sensibilização dos gestores e profissionais da área, informando a população sobre a patologia, seus tratamentos e os direitos que lhe são assegurados por lei”, finalizou Cury. 

Mais projetos

O deputado Fernando Cury é o autor de outros dois projetos de lei, voltados para a prevenção e combate ao diabetes:

PL 964/2016 – torna obrigatória a realização do teste de glicemia (pontinha do dedo) para diagnóstico de diabetes em alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio da rede estadual.

PL 965/2016 – garante um cardápio escolar especial ao aluno diabético, com alimentação adaptada à sua respectiva condição.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes