28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Negociação entre Eucatex e Duratex tem 160 demissões e sindicato negocia recontratações

Anderson da Silva, presidente do sindicato do mobiliário, confirmou que a negociação de aquisição de setores entre a Duratex e Eucatex acabou com a demissão de 160 funcionários nesta terça-feira (02), em Botucatu (SP).

“Estão ocorrendo 120 demissões diretas, mas na verdade são (ao todo) 160 diretas. O total de funcionários da Duratex seria 505 funcionários. Desse total ela absorveu 167 e o restante a gente está na batalha para tentar que permaneçam os empregos”, explicou o sindicalista ao site Agência14News.

Nesta terça-feira houve a reunião entre o sindicato e a empresa e ficou negociado que a administração recontrataria parte dos trabalhadores com o mesmo salário, mas isso barraria em situações de Fundo de Garantia e continuidade de vínculo de trabalho.

Situação como garantia de quatro meses depende do aval do Ministério Público do Trabalho e isso repercutiria em 90% de garantia de emprego das demissões anunciadas.

O sindicato alega que só agora conseguiu se manifestar oficialmente porque foi quando o fato ocorreu na prática. E diz estar acompanhando toda a situação desde 2017.

As empresas tinham divulgado a seguinte informação sobre a negociação: “Atenta à evolução do mercado de painéis de madeira no Brasil, a Duratex, maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de uma das principais fabricantes de revestimentos cerâmicos do país, assina proposta vinculativa com a Eucatex.

O negócio prevê a troca das linhas de chapas finas de fibra de madeira da unidade de Botucatu (SP) da Duratex, voltadas principalmente para exportação, por ativos de terras e florestas da Eucatex, localizadas em Capão Bonito (SP), estrategicamente próximas da unidade da Duratex em Itapetininga. A linha de painéis MDF continua com a Duratex e em operação normal.

A ação está totalmente alinhada à estratégia de negócios da companhia. A troca irá beneficiar as duas empresas, que têm forte atuação no mercado de materiais de construção, e também garantirá a manutenção dos empregos e a geração de receita e impostos para região.

A decisão da Duratex também tem sinergia com o anúncio da retomada das operações da unidade de Itapetininga, programada para abril de 2018, que garante o abastecimento do mercado e impulsiona seus negócios.

A operação está sujeita à aprovação do CADE, em conformidade com as normas legais. Até tal aprovação, a gestão das linhas de chapas finas de fibra de madeira da unidade de Botucatu permanece com a Duratex em ritmo usual de produção. Essa nota havia sido publicada antes da oficialização, mas explica a negociação”.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes